Ir para o conteúdo principal

Cooperativas empregam 280 milhões de pessoas em todo o mundo

As 3 milhões de cooperativas na Terra contribuem para o crescimento econômico sustentável e empregos estáveis ​​e de qualidade. O relatório de monitoramento global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) aponta que pelo menos 12% das pessoas na Terra são associadas a uma das 3 milhões de cooperativas.

Segundo o levantamento da organização cooperativa internacional, as cooperativas oferecem empregos ou oportunidades de trabalho a 10% da população empregada, e as trezentas cooperativas ou grupos cooperativos geram US $ 2,1 trilhões em faturamento, proporcionando os serviços e a infraestrutura que a sociedade precisa para prosperar

As cooperativas são empresas baseadas em ética, valores e princípios. Através da autoajuda e do empoderamento, reinvestindo em suas comunidades e preocupando-se com o bem-estar das pessoas e do mundo em que vivemos, as cooperativas nutrem uma visão de longo prazo para o crescimento econômico sustentável, desenvolvimento social e responsabilidade ambiental.

Como empresas pertencentes a membros e administradas por membros, as cooperativas capacitam as pessoas a realizar coletivamente suas aspirações econômicas, enquanto fortalecem seu capital social e humano e desenvolvem suas comunidades.

RGCoop e as maiores cooperativas do mundo

A edição 14 da revista Rio Grande Cooperativo (RGCoop) traz uma matéria especial sobre as 300 maiores cooperativas do mundo. Entre as 300 maiores organizações cooperativas e mútuas por PIB per capita temos a presença do Sicredi, Confederação Nacional das Cooperativas Médicas Unimed do Brasil, Cotripal, Coagrisol e Cotriel.

A matéria na íntegra pode ser conferida nas páginas 30 e 31 da RG Coop #14.

Com informações da Aliança Cooperativa Internacional