Ir para o conteúdo principal

Coasa comemora 25 anos de fundação

Até abril de 2020 uma série de eventos comemorativos celebram os 25 anos da Cooperativa Agrícola Água Santa (Coasa). O primeiro evento foi uma festa dedicada aos 150 associados fundadores e familiares realizado no dia 25 de julho, onde foram feitas homenagens ao trabalho de cada um dos sócios. O presidente da Coasa, Orildo Germano Belegante, lembra que até abril de 2020, quando a Coasa completa 25 anos, serão realizadas diversas atividades.

Nas redes sociais e meios de comunicação da cooperativa, o público terá acesso a depoimentos de dezenas de associados que relembram sua participação na construção em mutirão. Além disso, uma websérie de quatro episódios irá narrar cada passo da cooperativa, que iniciou com 150 associados e hoje soma mais de 5 mil.

“Estamos felizes em chegar aos 25 anos de tanto empenho, dedicação e ver nossa cooperativa crescer em números, mas principalmente em qualidade dos serviços. Hoje atendemos várias frentes: grãos, insumos, fábrica de ração, além de dois postos de combustíveis e um supermercado que servem aos nossos associados no seu cotidiano. É uma satisfação vermos nosso trabalho que nasceu de tanto empenho e dedicação e crescer em tamanho e credibilidade ”, comemora o presidente.

A Coasa

A Coasa tem sua origem a partir da Associação dos Agricultores da Comunidade Rural de Água Santa, que surgiu em 1993 da união de um pequeno grupo de agricultores familiares que acreditaram no sonho de produzir e armazenar com mais qualidade. A partir de reuniões, o grupo encaminhou um projeto de armazenagem no valor de R$ 103.760,74 ao Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Empreendimentos Rurais).

Com o objetivo de formalizar a entidade, a associação optou por utilizar a estrutura jurídica da Coasa (cooperativa que estava operacionalmente inativa). A partir desta decisão, aconteceu em 15/10/1994 a assembleia de reestruturação da Coasa, com a eleição da primeira diretoria. Neste momento, aprovou-se o projeto de armazenagem, as obras de construção civil foram iniciadas no Distrito Industrial de Água Santa.

A construção contou com a colaboração de todos os associados que, em forma de mutirão, ajudaram na execução das obras.

A inauguração das instalações da Coasa aconteceu no dia 1º de Abril de 1995 e se consolidou como uma conquista dos agricultores que se organizaram e acreditaram que podiam criar uma cooperativa no município de Água Santa para valorizar a produção agrícola.

Atualmente a Coasa possui filiais de recebimento de grãos em 11 municípios da região, um supermercado, uma fábrica de ração e dois postos de combustíveis.

O escritório está localizado no município de Água Santa.

Assista ao primeiro episódio da websérie: