Ir para o conteúdo principal

Unicred Porto Alegre apoia curso de extensão sobre doação de órgãos na UFRGS

Contribuir com causas que estimulem ações enriquecedoras e que impactem de forma transformadora a vida das pessoas são preceitos da Unicred Porto Alegre. Com esses objetivos, a Cooperativa é apoiadora do curso de extensão intitulado “UFRGS Vida em Jogo: Transplante de Órgãos e Tecidos e a Partilha da Vida”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As aulas tiveram início na última sexta-feira (16/8) e se estendem até o dia 11 de outubro, no prédio da Faculdade de Educação (Faced).

O objetivo da formação é conscientizar a doação de órgãos e tecidos via formação inicial e continuada, com foco na qualificação dos profissionais da saúde, docentes, discentes e comunidade em geral. Além disso, os encontros proporcionam o debate sobre o incentivo à cultura doadora, redução da negativa familiar e formação para a qualificação do processo de doação na promoção da saúde e cidadania. Desde 2015, a Unicred Porto Alegre vem apoiando ações de conscientização dessa natureza. No ano de 2018, apresentou o projeto “Mitos da doação” nas redes sociais, com a produção de conteúdos permanentes sobre o assunto, voltados para o público jovem, postados periodicamente e com foco na importância de contribuir com esta causa.

A professora Katia Valença, coordenadora da Ação de Extensão, reflete sobre a importância da parceria entre as duas instituições. “Doar é partilhar vida. Precisamos disseminar, em Porto Alegre e em todo o Estado, esse conhecimento e também essa cultura. Precisamos propagar a doação para alegrar famílias e sermos multiplicadores dessa informação, por isso, a participação de todos nessa ação é muito importante”, afirma. O diretor geral da Unicred Porto Alegre, João Batista Loredo de Souza, reforça a importância do projeto. “Este tema é algo muito especial para nós. É um assunto que tem toda a nossa atenção e estamos muito felizes em colocar em prática esta parceria com a UFRGS, oferecendo um conteúdo inovador neste formato acadêmico e que possibilita conscientizar uma quantidade bastante grande de pessoas”,  ressalta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Porto Alegre