Ir para o conteúdo principal

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária falou para cooperativistas na Expointer

Maior colegiado organizado no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi recebida na segunda-feira, dia 26 de agosto, na casa da Ocergs no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 42ª Expointer. O presidente da FPA, deputado Alceu Moreira, foi recepcionado pelos presidentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e Paulo Pires, da FecoAgro/RS. Na pauta do encontro, o Acordo Mercosul e União Europeia, e os desafios e oportunidades para o agro e a construção de políticas para o setor cooperativo no congresso nacional.

O parlamentar destacou a importância das cooperativas gaúchas e sua competitividade, impulsionada pela participação de seus associados. Destacou também que em momentos de dificuldades econômicas globais, essa união se faz ainda mais necessária. “Enquanto empresas de capital, nos momentos de crise se retraem, as cooperativas concentram suas forças em virtude de sua capacidade de aglutinação”, disse Moreira. O deputado frisou ainda a importância do Agro brasileiro como o propulsor da economia e principal ativo brasileiro a competir mundo afora. Falou também que a agropecuária é responsável por mais de 40% das exportações, enviando nossos produtos com segurança e qualidade para cerca de 200 países. Por fim, discutiu com os cooperativistas sobre a manutenção e abertura de novos mercados para os produtos nacionais, tanto que participou das missões passadas e irá participar das futuras para abrir mercados, como na Ásia e Oriente Médio.

Participaram também do encontro o vice-presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Darci Hartamnn, os deputados estaduais Zilá Breitenbach e Edson Brum, o superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor de Cooperativismo do Mapa, Márcio Madalena, além de dirigentes de cooperativas agropecuárias gaúchas.