Ir para o conteúdo principal

Ecocitrus é referência no sistema de produção agroecológico e cooperativo

A Cooperativa de Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) comemora 25 anos em novembro deste ano, firmando-se como modelo no sistema de produção agroecológico. A Cooperativa montenegrina exporta sucos e óleos essenciais, produz adubo orgânico com tratamento de resíduos da indústria e completa toda a cadeia agrícola, beneficiando diretamente mais de 100 agricultores da região do Vale do Caí e mais de 100 empresas de todo o Rio Grande do Sul, a partir do tratamento de resíduos agrossilvopastoris.

A Ecocitrus possui uma agroindústria que processa as frutas dos associados, transformando-as em sucos e óleos essenciais. Anualmente, exporta 6 mil quilos dos produtos a países como Holanda, França e Alemanha.

Já a Usina de Compostagem da Cooperativa recebe 10 mil metros cúbicos de resíduos por mês, oriundos de mais de 100 empresas de todo o Rio Grande do Sul, sobretudo do setor alimentício e de frigoríficos. A quantidade mensal de biofertilizantes gerados com o tratamento é da ordem de 3.300 metros cúbicos, que beneficiam aproximadamente 100 agricultores da região do Vale do Caí e de cidades próximas, pois a Ecocitrus fornece o adubo gratuitamente a seus associados e a qualquer agricultor.

A Cooperativa também gera valor a agricultores a partir do oferecimento contínuo de formação e de uma filosofia de preservação do meio ambiente, que reverbera em toda a sociedade. Criada em 1994, a partir do sonho de 14 agricultores que resolveram produzir em sistema agroecológico, a entidade tornou-se referência internacional em agroecologia, comércio justo e preservação do meio ambiente.

Para o presidente da Ecocitrus, Maique Kochenborger, a filosofia da Cooperativa perpassa todas as atividades e é um norte para a constante inovação. “A Ecocitrus é a prova de que a produção agroecológica, a união de agricultores e de agricultoras e a sustentabilidade dão certo em termos sociais e econômicos. Nosso maior orgulho é impactar positivamente na sociedade e mudar a vida de tantos produtores rurais”, resume.

Inovação constante é marca da Ecocitrus com implementação de biodigestores

A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) segue a linha de inovação característica da entidade e constrói seis biodigestores para tratamento de resíduos sólidos e líquido-pastosos de origem agrossilvopastoril. Os equipamentos têm capacidade instalada de 10 mil metros cúbicos de área de processo. O valor investido em todos os equipamentos para o processo de biodigestão – incluindo pesquisas, instalação e tratamento de resíduos – foi de R$ 5,5 milhões. Também são construídos novos sistemas periféricos, como bacia de maturação, bacia de equalização e de revolvimento automatizados.

O tratamento de 80% dos substratos que chegam à Usina de Compostagem da Ecocitrus agora é anaeróbico – ou seja, realizado por bactérias em espaços de ausência de oxigênio e locais fechados, gerando o biodigestado, posteriormente transformado em biofertilizantes. Os biofertilizantes produzidos pela cooperativa a partir da decomposição dos resíduos são fornecidos gratuitamente a agricultores. Também há a possibilidade de produção do biogás para geração de energia elétrica, com capacidade instalada de 2,5 megawatts.

“Esse projeto é piloto e inovador nesta escala para tratamento de resíduos agrossilvopastoris no Brasil. Não tínhamos ninguém para nos basear dentro do País. É um sistema comum em países da Europa, por exemplo, mas aqui não havia ainda”, afirma o presidente da Ecocitrus, Maique Kochenborger.

Sobre a Ecocitrus

A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí foi fundada em novembro de 1994, por meio de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, iniciado com o Projeto Prorenda e sendo conduzido, no Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com a colaboração da Sociedade Alemã de Cooperação Técnica (GTZ). Catorze citricultores são sócios-fundadores da entidade, que hoje conta com mais de uma centena no quadro de associados.

A Ecocitrus é uma cooperativa consolidada no mercado, reconhecida internacionalmente pela produção de citros no modelo agroecológico, e por investir de forma pioneira na produção de biofertilizantes e, a partir de 2012, de biogás a partir do tratamento de resíduos industriais. A produção atual de sucos e óleos essenciais da agroindústria é exportada a países como França e Alemanha.

A Cooperativa também é reconhecida por praticar um modelo de gestão que prima pela construção conjunta e pelo protagonismo dos associados em todas as tomadas de decisão, recebendo visitas técnicas de todo o País para mostrar o modelo inovador que empodera agricultores e gera renda a famílias do Vale do Caí.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ecocitrus