Ir para o conteúdo principal

Ocergs recebe visita de cônsul-geral de Cuba

A Ocergs recebeu na manhã dessa terça-feira (3/9), na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o cônsul-geral de Cuba, Pedro Monzón Barata, e o cônsul econômico comercial de Cuba, Raúl González Segarte. O encontro tratou do futuro dos negócios entre Cuba e as cooperativas gaúchas, com ênfase na possível aquisição de leite em pó e carnes de frango, além de carne suína e derivados lácteos.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou os presentes e destacou a força do cooperativismo agro no RS. As cooperativas agropecuárias formam hoje o segmento economicamente mais forte do cooperativismo gaúcho. As 128 cooperativas congregam 350,2 mil produtores associados e empregam diretamente 36,6 mil trabalhadores. O ramo Agropecuário registrou um faturamento de R$ 31,7 bilhões em 2018, representando um aumento de 19,22% em relação ao período anterior. Nas sobras apuradas, o crescimento foi de 45,6%, com um total de R$ 546,9 milhões. Atualmente, 62 cooperativas do Rio Grande do Sul possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes.

Potencial de Exportação do RS

Segarte reforçou que o país tem a necessidade de comprar os produtos e que o Rio Grande do Sul é um estado estrategicamente muito importante no âmbito de negócios, principalmente o sistema cooperativo gaúcho. Segundo o cônsul econômico comercial de Cuba, o Estado é o terceiro maior exportador para Cuba, responsável por cerca de 30% das exportações do país caribenho.

O deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop, destacou a importância do sistema cooperativo gaúcho. O parlamentar destacou que a próxima etapa envolve uma reunião com o superintende estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini, na qual devem ser discutidas questões que envolvem estratégias de negócios entre os Ministérios da Agricultura de Brasil e Cuba. A reunião deverá contar com representantes da bancada gaúcha de deputados federais, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), da Casa Civil do Estado, Ocergs, FecoAgro/RS, CCGL, Languiru, Cosulati e Santa Clara.

Para o ex-deputado estadual, Juliano Roso, uma missão parlamentar de visita a Cuba está dentro do planejamento, com o objetivo de estreitar relações e dialogar com o governo do país para tratar das validações das plantas industriais gaúchas e o processo de exportação de produtos. Rosso explica que é importante envolver as cooperativas gaúchas nesse processo, especialmente pela experiência que algumas já têm na questão de exportação de produtos para Cuba.

O encontro contou com a participação do diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, superintendente da FecoAgro/RS, Tarcisio Minetto, diretor executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, organizações envolvidas com o agronegócio e representantes das cooperativas Cosulati, Santa Clara, Languiru e CCGL.