Ir para o conteúdo principal

Creluz lança construção de complexo solar em Ametista do Sul

As obras já estão em andamento nas três novas usinas do Grupo Creluz. O Complexo Três Arcanjos em Ametista do Sul, foi lançado oficialmente na manhã da última terça 01 de outubro, com o descerramento das pedras fundamentais, na presença de autoridades locais, associados, imprensa, direção, conselheiros e colaboradores da Cooperativa.

A Usina Solar São Gabriel, está localizada próxima ao Shopping das Pedras; a Usina Solar São Miguel, na Rua Vereador Jorge Luiz Bassi, que dá acesso ao Ametista Parque Museu e a Usina Solar São Rafael, próxima à Cogemas Comércio de Pedras, na Rua Tomas Logoski.

Os empreendimentos seguem o padrão de engenharia do Grupo Creluz e a operação será toda telecomandada a distância através do centro da distribuição-COD, 24 horas, assim como já acontece com as demais centrais geradoras do Grupo. O complexo terá um total de 4.146 placas e a geração total anual está prevista em 2.400.000 Kwh, energia suficiente para abastecer duas mil casas.

O prefeito de Ametista do Sul e presidente da Amzop, Gilmar da Silva, destacou a importância do investimento para o Município, gerando não apenas energia, mas também condições de infraestrutura para o Município crescer, atraindo empresas para a geração de emprego e renda.

O presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, juntamente com técnicos e engenheiros apresentou os dados de viabilidade técnica e financeira do Complexo, lembrando que a geração solar fortalecerá o sistema de distribuição no Município que na atualidade é o maior consumidor na área de atuação da Creluz, devido a extração a industrialização de minérios.

Battisti lembra ainda que agora a Cooperativa passará a contar com um total de 11 usinas, substituindo as 11 lojas fechadas quando a gestão da empresa decidiu por mudar o foco e investir na geração de energia limpa, renovável e sustentável, ainda na década de 90, ficando na época marcada pelo pioneirismo na geração hídrica.