Ir para o conteúdo principal

Cotribá forma turma do Programa de Liderança Cooperativa

 

A Cotribá realizou no dia 4 de outubro, na Asfuca, a formatura da turma que participou do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Cooperativas. Ao todo, 30 associados realizaram o curso que teve início em dezembro e totalizou 152 horas de aprendizado. O treinamento foi realizado em parceria com o Sescoop/RS e Isae – Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, subdividido em três tópicos: Cooperativismo, Estratégia e Liderança. Relacionados a estes temas, os participantes estudaram questões como autogestão, direito cooperativo, gestão econômica, financeira e de projetos, estratégias de mercado, comunicação e liderança, negociação e gestão de conflitos.

Conforme o vice-presidente da Cotribá, Enio Cezar Moura do Nascimento, os objetivos eram aprimorar e desenvolver conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades da liderança cooperativa, bem como dos conselhos e seus membros. “Quanto mais as pessoas conhecerem o cooperativismo e fortalecerem a visão estratégica, mais poderão auxiliar na construção de cenários cooperativos, gerando melhores resultados e performance para o negócio”, destaca Nascimento.

O superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, destacou que capacitações como a realizada na Cotribá são a evidência do papel do Sescoop/RS para a melhoria da gestão das cooperativas gaúchas. “A melhoria da gestão em nossas cooperativas é um dos papéis primordiais do Sescoop/RS. Com cursos como este, realizado pela Cotribá, estamos desempenhando o que as cooperativas esperam de ser serviço de aprendizagem. Irmeos continuar nesta caminhada para tornar as nossas cooperativas mais bem geridas e com alta capacidade de gestão”, salientou Lauermann.

Os formandos receberam certificado e um distintivo de honra pelos trabalhos que deverão realizar em prol do cooperativismo com o conhecimento que adquiriram. Além do vice-presidente da Cotribá e do superintendente do Sescoop/RS, participaram da solenidade o diretor executivo da Fecoagro, Sérgio Feltraco, o secretário de Educação de Ibirubá, Henrique Hentges, e o professor coordenador do curso In Company, Rodrigo Casagrande. Amigos e familiares dos formandos prestigiaram o evento.