Ir para o conteúdo principal

Dália promove palestra sobre inclusão

Com o Auditório Ouro Branco do Parque Dália lotado, a Cooperativa Dália Alimentos reuniu 67 funcionários de diversos setores e divisões para participarem de um momento diferenciado. A palestra “Sensibilização e Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD’s) no Ambiente de Trabalho” foi promovida no dia 13 de setembro, emocionando e promovendo uma reflexão aos participantes.

O encontro teve o apoio do Sescoop/RS e foi coordenado pela administradora e sócia da empresa Conecta Educação Corporativa, Letícia de Quadros Marchese, que iniciou a apresentação fazendo o questionamento: Quem aqui é deficiente?, promovendo um momento de meditação e debate, além de mostrar ao público que todos possuem limitações. Alguns funcionários relataram experiências com familiares e também no ambiente de trabalho, além disso, foi apresentada o que é a deficiência, os tipos, as causas e a importância do papel do líder no processo de inclusão.

Um dos momentos mais importantes foram as dinâmicas realizadas, retratando como é se colocar no lugar do outro. “Momentos assim são importantes para fomentarmos a semente da inclusão. A partir das trocas de experiências realizadas observamos que o grupo está empenhado em fazer a inclusão, mas que sempre devemos estar atentos a pontos a serem melhorados, seja através de atitudes ou em adaptações nos ambientes de trabalho”, coloca a psicóloga da Dália Alimentos, Paula Cristina Petry.

A atividade estava planejada desde o ano de 2017 e vem ao encontro da velocidade e evolução que a inclusão e a diversidade seguem. Para a supervisora do Setor Social, Tânia Regina da Rosa Kummer, que também fez parte do público participante, o encontro fez perceber que muitas atitudes do cotidiano levam as pessoas a pré-estabelecer julgamentos. “Não devemos olhar para essas pessoas pensando que elas são diferentes, mas sim em qual a melhor maneira de inseri-las ao ambiente em que já estamos inseridos. Nós todos temos diferenças, sejam elas físicas ou de personalidade, pois somos seres humanos distintos. Contudo, estamos inseridos em um mesmo ambiente e formamos equipes de trabalho em que um deve se colocar no lugar do outro e, acima de tudo, ajudar nas dificuldades e necessidades”, ressalta.