Ir para o conteúdo principal

Assembleia Legislativa do RS homenageia os 50 Anos da Coagrisol

A Coagrisol Cooperativa Agroindustrial recebeu na segunda-feira, 21/10, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pela passagem de seus 50 Anos. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Ernani Polo e também teve apoio do coordenador da bancada federal gaúcha, deputado federal Giovani Cherini. Para receber a distinção, uma comitiva liderada pelo presidente José Luiz Leite dos Santos e formada por conselheiros e colaboradores, esteve no parlamento gaúcho, em ato solene que também foi acompanhado por deputados e lideranças de diversos segmentos. Os presidentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e da FecoAgro/RS, Paulo Pires, participaram da homenagem.

Ao entregar a honraria, Ernani Polo destacou a importância do trabalho da Coagrisol no fortalecimento do cooperativismo e no desenvolvimento do Agro. “Parabéns ao presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, a toda a diretoria e associados. Faço também um reconhecimento especial aos 135 agricultores, que há 50 anos iniciaram esta bela história de dedicação e vocação agropecuária, concretizada no sucesso e na competência que a Coagrisol possui em atender o setor produtivo do meio rural de nosso Estado”, disse o parlamentar.

Ainda na ocasião, o deputado federal Giovani Cherini, que já foi colaborador da Coagrisol, comemorou a pujança da Cooperativa, e destacou que as práticas de gestão da Coagrisol já são exemplo para o cooperativismo gaúcho.

De igual, forma, o presidente do sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, comentou sobre o papel que a Coagrisol tem no cenário cooperativista estadual e frisou o protagonismo do cooperativismo no cenário econômico e social do RS e do Brasil. “As cooperativas onde estão presentes geram renda e qualidade de vida. A Coagrisol é um exemplo muito bonito de uma cooperativa que reconhece sua história, mas que ao mesmo tempo está em constante evolução sempre com objetivo de ser uma cooperativa de impacto positivo na vida de seus cooperados e das comunidades onde está inserida, e isso nos orgulha muito” frisou o líder cooperativista.

Reconhecimento que motiva

Ao falar em nome da Coagrisol, o presidente José Luiz Leite dos Santos manifestou gratidão aos deputados e a ALRS pelo reconhecimento. “Dedico este momento aos nossos mais de 16 mil cooperados, aos mais de 600 colaboradores e as mais de 100 mil pessoas que possuem relacionamento direto ou indireto com a Coagrisol. Esta distinção é fruto do trabalho de milhares de homens e mulheres que vivem a cooperação, que constroem a pujança dessa cooperativa diariamente. Estes guerreiros e guerreiras consolidam a força da nossa gente” vibrou o dirigente.

Ele ainda destacou o momento positivo que a Coagrisol vive, evidenciando o reconhecimento feito aos pioneiros, e especialmente os projetos futuros da Coagrisol, que são firmados em diretrizes estratégias de vanguarda no mercado e que projetam os próximos cinco anos da Cooperativa em um alinhamento que prevê dobrar o faturamento da organização.

Após o ato no parlamento gaúcho, as lideranças foram recepcionadas pela Cooperativa no clube Embaixada Bairrista, onde registraram seu reconhecimento à Coagrisol pela passagem de seus cinquenta anos. Entre as autoridades presentes estiveram os deputados estaduais Luiz Marenco e Paparico Bacchi. O vereador de Soledade, Junior Koch Berté. Os prefeitos Paulo Ricardo Cattaneo (Soledade) e Rodrigo Jacoby Trindade (Mormaço). O presidente da EMTAER/ASCAR, Geraldo Sandri, bem como a gerente do escritório local da instituição, Juliane Pires da Conceição. Igualmente acompanharam o ato o vice-presidente da Sicredi Botucaraí, Alberto Zanotelli, a gerente regional de desenvolvimento Cátia Silveira Fernandes, ainda o presidente do Banrisul Cláudio Coutinho e o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires.

Sobre a Coagrisol

Fundada em setembro de 1969, atualmente a Coagrisol está presente em 25 municípios, com 56 unidades de negócios, as quais envolvem recebimento de grãos, supermercados, lojas de móveis, eletro, material de construção e agropecuárias. Em 2018, a Cooperativa registrou um faturamento superior a R$ 1,2 bilhão. O quadro social conta com mais de 15 mil cooperados e o de colaboradores com mais de 550 pessoas.

Informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Coagrisol