Ir para o conteúdo principal

Casos de sucesso inspiram participantes de Workshop da ONU

Superar desafios e tornar as metas do desenvolvimento sustentável, propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais próximas de serem alcançadas. Essa foi a tônica dos discursos durante os debates do Seminário Internacional Cooperativismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Sistema OCB entre 28 e 30 de outubro, em Brasília (DF).

Os painelistas apresentaram as ações realizadas nos seus países. Embora o foco das discussões do seminário esteja centrado no ODS 8 (crescimento econômico) e ODS 9 (inovação), muitos exemplos de cooperativas cumprem também outros ODS, em especial o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável).

No painel dedicado às questões de inovação, casos de sucesso ilustraram as falas do presidente da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober), Rafael Sampaio Vale, do representante da Federação chinesa de Cooperativas de Fornecimento e Marketing, Zhang Wangshui e Steve Otieno, representante da Organização Cooperativa do Quênia, que mediou o debate.

SUCESSO

Localizada no município de Paragominas, no Pará, a cooperativa Coober chama a atenção pelo potencial de crescimento do negócio enraizado em plena Amazônia. Naturalmente inovadora, a Cooperativa surgiu a partir da união de 23 pessoas que, em 2016, decidiram produzir a própria energia. Atualmente, investe em pesquisas direcionadas aos modelos de geração a gás e fotovoltaico (solar).

O que era antes uma atividade desconhecida para a região tornou-se objeto de investigação. Agora, mensalmente, a Coober recebe visitas de escolas públicas e privadas interessadas em conhecer o trabalho da Cooperativa.

O caso da Coober também tem atraído a curiosidade de novos empreendedores que sonham em produzir também a própria energia. Segundo Rafael, eles recebem visitas de gente de São Paulo, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, do Ceará, do Maranhão, sempre em busca de conhecimento, para replicar o modelo.

Durante sua participação no seminário, ele também ressaltou que o setor ainda tem muito a crescer. “Para você ter uma ideia, nós temos atualmente no Brasil, cerca de 130 mil unidades consumidoras que produzem a própria energia. Dessas, apenas nove ou dez são cooperativas. Mas, ao todo, temos 83 milhões de unidades consumidoras no geral”, comparou. Além disso, de acordo com Rafael, a produção de energia fotovoltaica gera muitos empregos, impactando positivamente as comunidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB