Ir para o conteúdo principal

Venâncio Aires recebe amanhã o Programa de Educação e Cultura Cooperativista do Sescoop/RS

O Parque da Fenachim, em Venâncio Aires, receberá amanhã, a partir das 9 horas, o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS, com o apoio das cooperativas da região, da Prefeitura Municipal e da Escola do Chimarrão. A programação trabalhará a educação cooperativista com quatro diferentes grupos: jovens, lideranças, mulheres e crianças, incentivando-os a serem protagonistas no desenvolvimento e na gestão das cooperativas, através de palestras e vivências oportunizadas pelas cooperativas locais e pelo Sescoop/RS.

O Programa serve como preparação para a 12ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que acontece na cidade, no dia 23 de novembro, e tem como objetivo integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidades em que atuam as cooperativas; divulgar a doutrina cooperativista; promover os princípios e valores do cooperativismo e promover a educação cooperativista por intermédio de espaços culturais, prioritariamente a música.

O show de encerramento do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo ficará a cargo de Tchê Garotos e será realizado no dia 23 de novembro, também no Parque da Fenachim. As atividades de amanhã ocorrerão a partir das 9h30min. Confira os locais que receberão as atividades:

Crianças – Pista Lenz – Oficinas de reciclagem, sustentabilidade e cultura da cooperação

Jovens – Espaço Café Colonial – Gincana cultural e recreativa

Mulheres – Auditório – Palestra com a declamadora Liliana Cardoso intitulada Poesias e Reflexões e com a professora Ubiracy Ávila (Sescoop/RS), sobre O Papel da Mulher no Cooperativismo.

Lideranças (Associados, Colaboradores e Comunidade) – Espaço Morada Velha – Palestra do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, sobre a Expressão do Cooperativismo Gaúcho e painéis com os seguintes dirigentes das cooperativas gaúchas:

Ramo Crédito: Heitor Álvaro Petry, presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo;

Ramo Saúde: Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP;

Ramo Agropecuário: Gilberto Piccinini, presidente da Dália Alimentos e Dirceu Bayer, presidente da Languiru;

Ramo Infraestrutura: Erineo Hennemann, presidente da Certel;

Ramo Trabalho/Educacional: Margaret Cunha, presidente da Fetrabalho/RS e Engelberto Henn, presidente da Coopeva;

Ramo Transporte: Roberto Bresolin, presidente da Cotraibi.

Após o encerramento das atividades, os participantes de todos os grupos se reunirão para socialização de ideias debatidas durante a manhã e almoço cooperativo.

O Programa de Educação e Cultura Cooperativista e o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo são realizados pelo Sescoop/RS com a participação das cooperativas Cooprova, Coopeva, Uniodonto VTRP, Sicredi Vale do Rio Pardo, Certaja, Languiru, Dália, Certel, Sicoob Valecredi Sul, Unimed VTRP e Arla, com apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e da Escola do Chimarrão.