Ir para o conteúdo principal

Coprel é a primeira cooperativa de energia a migrar para ACL

A Coprel é a primeira cooperativa de energia a migrar para o Ambiente de Contratação Livre, ou seja, fora do ambiente regulado pela Aneel. O contrato de 32 MW vai permitir uma redução estimada de 13% na tarifa em 2021. Para a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a iniciativa da Coprel em liderar a entrada do setor nesse tipo de operação é um exemplo a ser seguido.

“Esse tipo de compra representa uma alternativa real para mitigar os impactos do decreto nº 9.642/2018, que retira os descontos tarifários das cooperativas autorizadas de distribuição de energia. Essas compras no mercado livre quando bem estruturadas podem gerar uma economia de até 40% nos custos e isso, naturalmente, resulta em energia mais barata aos cooperados. É o tipo de operação onde todos ganham”, avalia o analista técnico e econômico da OCB, Marco Morato.

Atualmente a OCB conta com 15 cooperativas autorizadas que levam energia a aproximadamente 80 mil unidades consumidoras em cinco estados brasileiros que podem se inspirar nesse exemplo da Coprel.

REGULADO

De acordo com o presidente da Coprel, Jânio Stefanello, o fato deve ser celebrado, já que mostra uma conquista importante da cooperativa em buscar tarifas de energia elétrica mais baixas aos seus cooperados. Segundo ele, o foco é pensar no futuro dos cooperados e principalmente no crescimento das atividades industriais, comerciais e rurais.

REGULADOR

Para o diretor geral da Aneel, André Pepitone, a licitação promovida pela Coprel, que foi a primeira entre as permissionárias a aplicar esse dispositivo, representou redução de 26% na compra de energia. Isso resultará em redução estimada de 13% na tarifa dos consumidores residenciais, em 2021. Ainda de acordo com Pepitone, a busca por eficiência que resulte em tarifas menores faz parte das exigências previstas pela Aneel no Contrato de Permissão assinado pela Coprel. (Com informações do CanalEnergia)