Ir para o conteúdo principal

Unicred Eleva lança documentário que mostra a Região das Missões como pioneira na prática do cooperativismo

As Reduções Jesuíticas dos Guarani: uma Inspiração para o Modelo Cooperativo! é o nome do documentário que será lançado pela Unicred Eleva dia 06 de janeiro, em um evento exclusivo na cidade de Santo Ângelo/RS. O projeto é do Dr. Vitor Hugo Boff, vice-presidente da cooperativa, tendo como apoiadores o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Unimed Missões e Instituto Unicred Central RS.

Através da história, da música e das imagens o documentário demonstra que na cultura Jesuítico-Guarani, nos séculos XVII e XVIII, já havia um princípio de cultura cooperativa. Esses fatos são apresentados no documentário de 12min, composto por depoimentos de pessoas de reconhecido saber da cultura dos povoados missioneiros, tais como o Prof. Vergilio Perius, Artur Barcelos, Padre Artur Rambo, entre outros.

O objetivo do projeto é de trazer o conhecimento sobre a cultura guarani e jesuíta e suas práticas cooperativas fazendo uma ligação com a região e a forte identidade existente nestas comunidades. Este trabalho quer mostrar o Estado do Rio Grande do Sul como o pioneiro na prática do cooperativismo, com suas origens na vida econômica das Missões.

As imagens foram produzidas nos sítios arqueológicos dos respectivos povoados, assim como a trilha sonora e as entrevistas reforçam o tema. O vice-presidente da Unicred Eleva, Vitor Hugo Boff, apresenta “há muito tempo vínhamos pensando em trabalhar a questão da nossa história missioneira ligada à forma econômica de cooperativismo. Mesmo sabendo que em outros países como o Canadá, Alemanha e Inglaterra já se diziam pioneiros em cooperativismo, fomos buscar nos povoados missioneiros as origens desse sistema. Esses laços de identidade são muito fortes em nossa região. Eles lembram um passado glorioso e também trazem modelos de bravura e cooperação”.

O documentário servirá como material didático para as entidades apoiadoras do projeto e será publicado no Youtube para o acesso de todos.

Assessoria de Comunicação da Unicred Eleva