Ir para o conteúdo principal

Condomínio Vespasiano Corrêa será o primeiro a alojar aves para abate em frigorífico da Dália Alimentos

O primeiro Condomínio Avícola da Cooperativa Dália Alimentos a operar e alojar as aves que serão abatidas no frigorífico inaugurado em dezembro, em Arroio do Meio, será o de Vespasiano Corrêa, na localidade de Tenente Fialho. Dos nove núcleos, este será o primeiro concluído e apto a abrigar as 275 mil aves em meados do próximo mês. Antes disso, será agendada a data de inauguração do empreendimento que demandou investimento de R$ 7,5 milhões por parte dos sócios, mais a cota da cooperativa e a parceria público-privada da prefeitura local, com a doação da área de terra, terraplenagem e acesso.

Os próximos núcleos a alojarem os frangos serão os oito restantes, conforme cronograma e estiverem concluídos e aptos a receberem os animais para a engorda. Além de Vespasiano Corrêa, o núcleo de Encantado, em Linha São Luis, também se encontra com as obras concluídas.

O Condomínio Avícola Mato Leitão tem 100% das obras concluídas, restando apenas a realização de uma vistoria do local. Em Anta Gorda o Condomínio Avícola está recebendo os últimos ajustes com posterior vistoria e alojamento dos frangos. No núcleo de Venâncio Aires a construção dos oito aviários está em fase final.

A situação nos condomínios Cruzeiro do Sul e Marques de Souza é de aproximadamente 30% de obras realizadas. O Condomínio Avícola Encantado (São Luis) teve a terraplenagem concluída e o início das obras dos pavilhões está prevista para o mês de março. Já no município de Relvado a fase é de finalização da terraplenagem com início da edificação dos aviários nos próximos meses.

Conforme o técnico agrícola Vanderlei Michelon, a estimativa é de que até o final deste ano os nove núcleos estejam em pleno funcionamento, paralelamente. Cada condomínio será constituído por oito aviários no modelo dark house, totalmente automatizados e com capacidade para alojar 275 mil frangos. Em cada unidade serão contratados seis funcionários que farão o trabalho de manejo das aves, organização e planejamento de cada condomínio.

A equipe de assistência técnica responsável pelo Programa Frango de Corte da Cooperativa Dália Alimentos é composta pelo supervisor, médico veterinário Edenir Medeiros da Silva e pelos técnicos Vanderlei Michelon, Diego Rodrigues de Aguiar e Jean Pierre Wathier.

Primeiro abate

O gerente da Divisão Frango de Corte, Pedro Raul Mallmann, explica que primeiro abate no frigorífico em Arroio do Meio está previamente agendado para o dia 27 de janeiro. “Serão abatidos dez mil frangos provenientes da intercooperação entre a Cooperativa Dália Alimentos e a Cooperativa Languiru, de Teutônia”. Todos os produtos levarão o selo da linha Dália “Golden Chicken”.

Todo o processo do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos inclui um matrizeiro, em Vale Verde, que deverá estar concluído e entrar em operação no mês de abril, com 50 matrizes recria e 100 mil matrizes produção. É uma empresa – ASA – constituída por funcionários da própria cooperativa que investiram 15 milhões. Também compõe o programa um incubatório, localizado em Mato Leitão, com capacidade para incubar 1,2 milhão de ovos férteis por mês e o investimento é de R$ 12 milhões por parte da cooperativa.

Com informações e fotos da assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos