Ir para o conteúdo principal

Agricultura de precisão da Cotriel ultrapassa os 49 mil hectares

A Agricultura de Precisão na Cotriel surgiu como alternativa para auxiliar a manutenção da sustentabilidade da agricultura. Disponível desde 2008, o Programa Elite, como foi intitulado, foi apresentado a todos os associados da área de abrangência da cooperativa no último dia 06 de fevereiro, durante o Circuito Banco do Brasil. Os técnicos da cooperativa, o engenheiro agrônomo Evandro Schmatz e o técnico agrícola Edival Winck, responsável pelo projeto, foram os palestrantes para um seleto público.

Ao comentar o surgimento do sistema e sua evolução, Winck enfatizou que desde 2013, quando passou a trabalhar com a empresa Apmax Latina no formato zonas de manejo, a área cresceu significativamente. “No sistema anterior, o grid, a coleta é feita de hectare em hectare, pois do ponto central até o próximo ponto são 100 metros, o que pode acabar escondendo algum ponto cego no qual não se consegue aferir com clareza a variabilidade. Quando começamos a trabalhar com o programa zonas de manejo, essa dúvida acabou, pois através de mapas de produção real via satélite, temos com exatidão os pontos onde está verde, que significa alta produtividade, amarelo, média produtividade e vermelho, baixa produtividade do talhão, destinando exatamente a quantidade de nutrientes onde é preciso que sejam aplicados, evitando desperdício e em alguns casos, retirando a necessidade de aplicação de uma taxa variável expressiva de calcário”, explica o técnico.

O técnico disse também que na cooperativa os produtores associados estão sempre em busca de novidades na área de agricultura de precisão. Atualmente a Cotriel possui em sua área de atuação uma área assistida de 49.177,40 hectares. “No momento que o produtor entende a importância do sistema na sua área e compra a ideia, é que temos o sucesso da agricultura de precisão. Hoje com a agricultura 4.0, onde o drone tem cada vez mais funções, o GPS é item básico em qualquer máquina agrícola, temos um bom compilamento de dados e sensoriamento remoto, e buscamos um novo sistema ainda mais moderno e inovador para o nosso associado”, finalizou.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Cotriel