Ir para o conteúdo principal

Programa de exportação para cooperativas agropecuárias foi apresentado na Expodireto

A casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS na Expodireto Cotrijal recebeu na tarde de hoje (3/03), em Não-Me-Toque, cooperativas agropecuárias para oportunizar o acesso à exportação de produtos oriundos das cooperativas agropecuárias gaúchas. O evento foi promovido pela Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e pela Apex – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e da FecoAgro/RS.

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS, FecoAgro/RS, Paulo Pires, recepcionou os convidados e cooperativas e fez uma apresentação dos cenários e perspectivas das exportações das cooperativas gaúchas, dentro da realidade atual vivida pelo conjunto de cooperativas.

O Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex) foi apresentado por Márcio Guerra, encarregado de negócios da Apex Brasil Sul, e visa facilitar o acesso das cooperativas a programas de exportação. O Peiex foi também apresentado pela monitora do Programa de Qualificação para a Exportação – Peiex, Núcleo UPF, de Passo Fundo, Mônica Da Pieve Antunes, que apresentou as razões e possibilidade de participação das cooperativas, que vão desde o ingresso de divisas e a balança comercial, até a troca de bens e a possibilidade de avanços e aperfeiçoamento de tecnologias. Mônica destacou ainda o fato do programa não ter custos para as empresas participantes e ser uma oportunidade para a preparação das cooperativas não exportadoras e iniciantes para atuar no comércio internacional. Foram apresentados também os requisitos para as cooperativas aderirem ao Peiex e aberto um espaço para questionamentos e esclarecimento de dúvidas. O superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann participou da reunião.

A Apex Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de  investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, recebido no ano de 2015.