Ir para o conteúdo principal

Workshop reúne mais de 200 mulheres na Expodireto

O Mundo Cooperativo Gaúcho recebeu hoje, dia 3 de março, na Expodireto Cotrijal, o 4º Workshop Mulheres Cooperativistas em Ação, promovido pelo Sescoop/RS, em parceria com a Cotrijal, a Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque e a Revista Momento. O encontro que teve como objetivo enfatizar a liderança feminina nos diferentes segmentos das propriedades rurais, cooperativas e sociedade em geral e integrá-las ao sistema cooperativista, contou com a presença de cerca de 250 mulheres, e marcou o fechamento de sete encontros iniciados em agosto de 2019, em Não-Me-Toque.

Na abertura, o diretor-secretário da Ocergs, Darci Hartmann, ponderou sobre a importância das mulheres nas cooperativas e no processo de mudança que o agro está enfrentando. “A atividade nos desafia cada vez mais. E para que possamos crescer juntos e cada vez mais fortes, precisamos de vocês como alicerce da cooperação”, reiterou.

Participaram do evento o superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor sindical da Ocergs, Irno Pretto, a diretora da Ocergs, Margaret da Cunha, o presidente e o vice-presidente da Cotrijal, Nei César Mânica e Ênio Schroeder, respectivamente, o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, o presidente da Câmara Municipal de Não-Me-Toque, Everaldo Quadros de Moura e a vereadora Neca, o vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Márcio Port, a assessora de Programas Sociais da Sicredi Cooperação, Ane Müller Dal Canal, a representante do projeto Mulheres Cooperativistas em Ação, Marina Fatima Crestani.

Talk Show

A programação contou com um talk show, ministrado pela editora da Revista Momento, Andreia Warken, com a participação da gerente de sementes da Cotrijal, Claudia Rother, a gerente de Marketing da Stara, Cintia Dalvesco e a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila. O momento possibilitou a discussão sobre as lideranças do agro, os desafios no ambiente de trabalho, e no quanto as mulheres estão cada vez mais envolvidas com o trabalho no agro e no quanto sua atuação está pautada no profissionalismo e na relação humanizada. A principal mensagem das participantes foi de que o conhecimento e o autoconhecimento juntos, levam as mulheres para onde elas quiserem.

A vice-presidente da Corteva, Sheila Pereira, conversou sobre o panorama das mulheres na agricultura brasileira e como podem ser quebradas barreiras para o desenvolvimento e obtenção de sucesso. Ela enfatizou a importância da mulher se ver como um ser que desenvolve muitos papeis, mas que é único e que precisa fazer as pazes com quem ela é e quem ela se tornou para chegar até aqui. “O Brasil é um dos piores países do mundo para uma mulher viver, segundo pesquisas. Mas precisamos reconhecer nosso privilégio de podermos nos reunir em um evento como esse e nos incentivarmos a ocupar cargos de lideranças. Acreditem em vocês e nas mulheres que estão perto de vocês”, incentivou.

O workshop contou também com a apresentação de cases de cooperativas escolares, desenvolvidas em conjunto com o Sicredi, apresentação do projeto do Sicredi Centro-Leste, Crescer Mulher, que trabalha com a mudança de mentalidade, o trabalho em grupo e atividades de formação. E ainda, com o case do Programa Líder Jovem, idealizado pelo Sicredi Alto Uruguai, que tem o objetivo de trazer os jovens para o cooperativismo, desenvolver o espírito de liderança através do desenvolvimento de habilidades e competências.

O encerramento do evento contou com a fala do gerente de Marketing da Cotrijal, Benísio Rodrigues, que destacou a importância do projeto Mulheres Cooperativistas em Ação e salientou que os movimentos estão apenas iniciando para que as mulheres ocupem lugares antes só masculinos. “Façam uso dos espaços, se relacionem com a cooperativa, entre vocês mulheres, entre grupos e entre comunidades. As características femininas estão mais presentes e são mais importantes do que nunca”, concluiu.