Ir para o conteúdo principal

Foi dada a largada para o Dia C 2020

Que o Dia de Cooperar (Dia C) é todo dia, todo mundo já sabe, pois todos os dias as cooperativas desenvolvem ações em suas comunidades que demonstram o poder transformador da cooperação. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) realizou na manhã desta quinta, dia 5 de março, no Mundo Cooperativo Gaúcho, espaço do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, o lançamento oficial da do Dia de Cooperar (Dia C) 2020.

Em um talk show descontraído, as representantes das cooperativas Sicredi Cooperação RS/SC, Anne Muller, da Coprel, Raquel Lazzarotto e da Cotrijal, Simone Rohrig, compartilharam os projetos sociais que as cooperativas desenvolvem em suas comunidades. Elas destacaram o quanto essas ações agregam valor, melhoram a qualidade de vida, incentivam o protagonismo de jovens e mulheres, incentivam a preservação do ambiente, dentre tantas outros benefícios que estão na essência do cooperativismo.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, enalteceu o trabalho integrado das cooperativas envolvidas no programa. O cooperativismo é uma forma de economia social cujo resultado econômico sempre se volta para a comunidade. A celebração do Dia C acontece em um dia apenas, mas queremos cooperação o ano todo. Que o Rio Grande seja cada vez mais cooperativo!”

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, apresentou o histórico, a evolução e o que está sendo planejado para o futuro desse programa que completa 10 anos no Brasil. “Estou muito feliz por poder estar aqui nesse momento. Todos aqui retrataram a riqueza do Dia C que, em 2019, envolveu 1.500 cooperativas em 1.800 iniciativas para beneficiar cerca de 2,6 milhões pessoas. Vamos perseverar nesse trabalho que tem tudo a ver com o cooperativismo que é um modelo que faz o mundo mais justo, feliz e equilibrado, dando mais condições de igualdade a todos”, incentivou.

O coordenador de comunicação do Sistema, Junior Oliveira, destacou as ações de comunicação que vêm sendo desenvolvidas desde 2015 no RS para que, cada vez mais, a sociedade conheça o propósito das cooperativas e que as ações de responsabilidade social e ambiental tenham mais visibilidade. E, por fim, a analista técnica do Sescoop/RS, Elisângela Becker, e o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, apresentaram os números do Dia C no RS em 2019 para demonstrar o tamanho do Projeto e incentivar que as cooperativas continuem promovendo ações que estejam alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elaborados pela ONU para erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030.

O que é o Dia C?

É um grande movimento nacional de estímulo de iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas.

Tema – O tema do Dia C, “Atitudes simples movem o mundo”, propõe mostrar que atitudes simples podem mudar a realidade das comunidades, e que as ações das cooperativas impactam diretamente a vida de muitas pessoas. O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações duradouras, que visam transformar a realidade da comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento contínuo, sustentável e responsável.

Dia C 2020 – A ideia é que os números do Dia C sejam ainda maiores em 2020. É por isso que o Sistema OCB, que apoia o movimento Dia de Cooperar, acaba de disponibilizar uma série de materiais de divulgação e sensibilização. Assim, as organizações estaduais do Sistema e as cooperativas poderão renovar seu compromisso de cuidar das pessoas. Para conhecer o material, basta clicar aqui.

Quer saber mais sobre o Dia C ou conhecer a revista de 2019?
Acesse o LINK