Ir para o conteúdo principal

Encontro on line com Frei Jaime Bettega reuniu seiscentos professores do PUFV na região de Ibiraiaras

O dia 14 de maio foi muito especial para a Sicredi Ibiraiaras RS/MG e para todos aqueles que acreditam e fazem acontecer o Programa A União Faz a Vida. Através do aplicativo TEAMS, a Cooperativa mobilizou as 14 Secretarias de Educação dos seguintes municípios: São Jorge, Ibiraiaras, Guabiju, Ciríaco, David Canabarro, Antônio Prado, Ipê, Campestre da Serra, Capão Bonito do Sul, Protásio Alves, Muliterno, Lagoa Vermelha, Caseiros e Nova Prata. Participaram das formações mais de 600 pessoas entre elas: gestores escolares, professores e funcionários das 69 escolas que fazem parte da rede de compromisso do PUFV.

A Assessora de Programas Sociais do Sicredi, Maria Salete Forni Marofiski, ressalta que diante da pandemia todas as ações educacionais do Programa estão sendo desenvolvidas de maneira virtual, sem perder os vínculos com os professores e com os demais públicos envolvidos, mantendo assim a essência do ser cooperativo.

A Direção do Sicredi Ibiraiaras destaca a importância de momentos de reflexão e de presença, junto aos educadores nesse momento tão difícil, procurando tornar os nossos dias os mais tranquilos e serenos possíveis.

Para tanto, foram realizadas três turmas virtuais com o Profs. Doutor em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Frei Jaime Bettega. Na oportunidade, ele refletiu o tema GESTÃO DAS EMOÇÕES diante da conjuntura atual, além de tratar sobre a inteligência emocional como ferramenta para o desenvolvimento das diferentes habilidades, a fim de tornar a vida mais equilibrada nesse momento de isolamento social, no qual os professores estão reclusos em suas casas, assim como toda a sociedade. Dentre tantas reflexões, Bettega destacou que a cura para muitas doenças está na família e não na farmácia, como muitas vezes achamos. Estamos vivendo um tempo único que ficará marcado na história de vida de todos.

As famílias se reencontraram, muitos pais passaram a ser professores de seus filhos, pois estão tendo a oportunidade de olhar, observar e cuidar. Sabemos que para muitas famílias o momento também é delicado, muitas dificuldades sociais e financeiras estão presentes nas famílias, por isso é importante colocar na prática a empatia e cooperar fazendo algo pelo outro. Para Jaime, “a verdadeira gestão passa pela maturidade emocional e o autoconhecimento, somos felizes no momento que nos conhecemos e aceitamos a nossa história. Quanto tudo isso passar vamos ter muitas histórias para contar e socializar com os alunos, colegas e demais pessoas”, alerta.