Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs participa de III Seminário Internacional de Cooperativismo

O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, é um dos painelistas do III Seminário Internacional de Cooperativismo, uma promoção conjunta entre a Universidad Autónoma de Encarnación do Paraguay e a Unijuí. Neste ano, o tema central do Seminário é a importância do cooperativismo para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU nesses tempos de Covid-19. A programação será realizada com o apoio e articulação da Rede CIDIR, que é a Rede Cooperação Interuniversitária Internacional e que possui a participação de mais de 20 Universidades de 5 países.

O evento acontecerá na próxima sexta-feira, dia 17 de julho, a partir das 19h (horário de Brasília) de forma online com a participação de painelistas de cinco países: Espanha, Portugal, Argentina, Paraguai e Brasil. Na ocasião, será realizada uma homenagem especial em tributo à memória e legado do Padre Rafael Carbonell de Masy, sacerdote jesuíta e falecido em 21/09/2019 e um dos principais pesquisadores que fundamenta a história e origem do cooperativismo vinculado as Reduções Jesuítico-Guaranies do século XVII.  Documento de Memória ao Padre Carbonell disponível em anexo.

Para um dos coordenadores do Seminário, Pedro Luís Büttenbender, Doutor em Administração e Especialista em Cooperativismo, professor e pesquisador da Unijuí na área do Cooperativismo, o Seminário amplia a cooperação internacional da Unijuí tendo o tema do cooperativismo e os aportes ao desenvolvimento, na ótica dos ODS. Reunir especialistas de cinco países confirma a importância do cooperativismo para toda esta região missioneira trinacional, bem como, a relevância que assume o cooperativismo nestes tempos de pandemia, com maior solidariedade, ajuda mútua e a construção de um desenvolvimento social e econômico de forma sustentável, orientado pela Agenda 2030 das Nações Unidades. Este Seminário integra as programações pelo Dia Internacional do Cooperativismo, referenciado no 1º sábado de julho de cada ano.

Conheça os painelistas:

  • FRANCISCO CORTÉS, da Espanha. Doutor em Economia e abordará o tema: “As cooperativas de crédito diante dos desafios dos ODS e dos riscos do COVID-19”.
  • VERGILIO PERIUS, do Brasil, Jurista, Pós-graduação em Cooperativismo. E Presidente do  Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Abordará o “Cooperativismo pós-pandemia”.
  • EDUARDO H. FONTENLA, da Argentina), Licenciado em Cooperativismo e Mutualismo  e abordará o tema “A saída da crise do COVID-19 através da solidariedade, cooperativismo e inclusão”.
  • FELIX RAMÍREZ, do Paraguai, Advogado e Presidente da Cooperativa del Sur que abordará as “Cooperativas em face da crise e seu papel na conquista dos ODS”.
  • HELDER PEREIRA, de Portugal, Doutor em Sociologia e abordará o “Cooperativismo: a resposta eficaz à crise mundial causada pelo COVID-19”.

Inscrições: https://bit.ly/3eZQbh2

Transmissão: Conecta UNAE:  https://youtu.be/H0HyY-VfQL0

Informações adicionais:  https://bit.ly/3dShXL0

Informações de apoio no Brasil: pedrolb@unijui.edu.br   e +55 55 9 9956 8953