Ir para o conteúdo principal

Aneel confirma reajuste de tarifas de cooperativas de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, no dia 28 de julho, o reajuste tarifário de diversas cooperativas de energia elétrica, que passou a valer a partir de 30 de julho, localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Confira mais informações:

Entre elas, a Ceriluz, que repassará aos seus associados, a partir do mês de agosto, uma tarifa 0,55% menor, na média, em relação a praticada no período tarifário 2019/20. “Essa é uma excelente notícia que aguardávamos com ansiedade e que vem a partir de algumas iniciativas que tomamos com essa finalidade” comemora o presidente, Iloir de Pauli.

Esse índice final se dá a partir do reajuste de -2,58% para os associados de alta tensão, e de 1,77% para os de baixa tensão. Ao calcular a tarifa a agência reguladora considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.

A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide a inflação e outros custos como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Na Coprel, as tarifas de energia ficarão, em média, 8,36% menores. Os cooperantes do Grupo B, que em sua maioria são pequenos comércios, residências e propriedades rurais, terão uma redução média de 7,90%.  Destaque para os cooperantes da classe residencial urbana, que perceberão uma queda de 12,84% em suas tarifas.

Para as indústrias e grandes consumidores pertencentes ao Grupo A a redução média será de 8,87%, podendo variar para mais ou para menos em função do perfil de utilização da energia e demanda ao longo do mês.

Esta redução nas tarifas foi possível devido ao planejamento da Coprel, que foi a primeira cooperativa de energia do país a promover um leilão de energia, organizado em julho de 2019, que reduziu significativamente os custos com a compra de energia que são repassados aos cooperantes.

“Ficamos muito felizes em fazer este anúncio aos nossos cooperantes, especialmente neste período de instabilidade econômica. O processo deve resultar em mais de 20% de redução nas tarifas de energia elétrica para nossos cooperantes. Temos certeza que isso impulsionará ainda mais o desenvolvimento da nossa região”, destacou o presidente Jânio Vital Stefanello.

Na Certaja, o efeito tarifário médio a ser percebido pelos cooperados será uma redução de 4,62%. Para os cooperados atendidos em alta tensão (Grupo A) o efeito médio a ser percebido é negativo em 10,98% e para os atendidos em baixa tensão (Grupo B) é negativo em 2,12%.

Os cooperados de baixa renda terão uma redução de -6,82%. Os demais integrantes da classe residencial, um reajuste de -5,31%; já para a classe rural, o efeito para o cooperado será de +2,22%, em vista da retirada de 20% dos descontos, prevista em Decreto Federal.

O principal fator de redução é o preço da energia adquirida pela Cooperativa em leilão realizado no ACL – Ambiente de Contratação Livre que, apesar de influenciar os custos somente em seis meses de 2021, levou a uma redução de 31% nos custos deste insumo.

O presidente Renato, juntamente com sua diretoria e conselho, comemora o resultado: “Temos certeza de que esta redução no preço do Kwh, para a maioria dos cooperados, nesse momento de crise e instabilidade causado pela pandemia será muito benéfico. A redução ocorrida foi graças a uma decisão arrojada da direção da cooperativa que, através de um leilão, comprou energia no mercado livre por um valor bem inferior ao até então praticado.”

A Cermissões repassará aos seus associados, a partir do mês de agosto, uma tarifa 1,83% menor, na média geral, em relação a praticada no período tarifário 2019/2020. “Conseguiremos alcançar esta redução, que irá beneficiar os associados, devido a um sistema rigoroso de controle de gastos, investimentos prudentes visando resultados, e a qualidade da nossa infraestrutura de redes”, afirmou o presidente Diamantino Marques dos Santos.

Esse índice se dá a partir do reajuste de -3,58% para os associados de alta tensão, e de -1,20% para os de baixa tensão.