Ir para o conteúdo principal

Cooperativas gaúchas debatem reforma tributária do Estado

A Ocergs promoveu hoje, dia 6 de agosto, juntamente com a Frencoop/RS, uma reunião online com dirigentes, advogados e contadores de cooperativas, para demonstrar seu posicionamento sobre a proposta de Reforma apresentada pelo governador do RS e para buscar o apoio da Frencoop/RS no tema.

Participaram da reunião o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, o presidente da Frencoop/RS, Elton Weber, o consultor jurídico tributário, Paulo Caliendo e os deputados integrantes da Frencoop/RS ou seus representantes, Zé Nunes, Zilá Breitenbach, Sérgio Turra e Vilmar Zanchin.

Paulo Caliendo, juntamente com o presidente do Sistema e a analista técnica de Monitoramento do Sescoop/RS, Andreza Mainardi, fizeram a apresentação objetiva dos pontos de atenção que o sistema cooperativista destaca na proposta de reforma tributária estadual, com a preocupação em relação ao aumento geral da carga tributária tanto para o setor produtivo, incluindo cooperativas, como para os consumidores e famílias de baixa renda.

Perius defendeu o adequado tratamento tributário para o ato cooperativo e sua importância para o cooperativismo. “A defesa do ato cooperativo caracteriza-se em 77 países como uma proteção juridico tributária muito especial para nossas cooperativas. Agradecemos a atenção às cooperativas que promovem o desenvolvimento da comunidade gaúcha em todos os setores. se o rs fosse mais cooperativo, seriamos mais desenvolvidos e mais equilibrados economicamente”, destacou.

Os deputados participantes se colocaram à disposição para levar as preocupações do setor ao governador do Estado, apoiando as observações elencadas na reunião.

O presidente da Frencoop/RS, deputado Elton Weber, buscará uma audiência do setor cooperativo com o governador Eduardo Leite para tratar dos impactos da reforma tributária. Segundo Weber, a intenção é que o encontro virtual com o governador possa ocorrer já na próxima semana. “Temos agora de forma bastante objetiva, sugestões para encaminhar com intuito de que o projeto não retire competitividade do setor nem afete o consumidor já que o núcleo deste projeto aumenta impostos de uma vasta gama de produtos e serviços” reafirmou Weber. O projeto ainda não foi protocolado na Assembleia Legislativa.

Para acessar a reunião completa, CLIQUE AQUI.