Ir para o conteúdo principal

Portal facilita comunicação entre a Cooperativa Languiru e seus associados  

O associado Languiru agora tem uma nova forma para obter informações e comunicados da sua cooperativa. É o Canal do Associado Languiru, plataforma digital que está disponível no site da Languiru pelo link “Canal do Associado”, na lateral da página principal. “Ao clicar no link é solicitada a matrícula e senha cadastrada junto ao Departamento Técnico”, explica o assistente de programação do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Languiru, Tiago Gossmann.

Nesta primeira versão, são disponibilizadas várias consultas e extratos. A ideia, com o tempo, é disponibilizar mais detalhes e explorar a interatividade. “Também há enquetes e calendário de eventos com inscrição online. O produtor pode acessar informações sobre a produção leiteira, lotes de aves e suínos, extratos de compras e convênios. Tem também um canal de comunicação via WhatsApp”, complementa.

Conforme o gerente do setor de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru, Alexandre Schneider, a intenção do novo portal é facilitar e dinamizar a comunicação entre associado e Cooperativa, levando mais informações até ele. “Tentar facilitar o acesso a várias informações, agilizar esse processo de troca, e que consigamos nos comunicar muito mais rapidamente com ele”, acrescenta.

Schneider lembra que os associados podem ser agrupados em diferentes modalidades conforme a produção (leite, suínos, aves ou grãos), e que cada um desses grupos tem interesses específicos. “Há informações que são de interesse geral, mas também questões bem individuais e específicas”, complementa. Por exemplo, algumas informações são de interesse apenas dos produtores de suínos, outras dos produtores de aves. “O portal é uma ferramenta em que podemos trabalhar a comunicação, atendendo essas diferentes modalidades”, reforça.

Conforme Gossmann, o portal foi desenvolvido com tecnologia moderna, além de ser responsivo (pode ser acessado normalmente via computador, notebook, tablet ou celular). “Um dos pilares é promover a interatividade com o associado”, explica.

Integrando canais de comunicação

Schneider destaca que o portal é uma forma de integrar todos os canais de comunicação que a Languiru já tem com o associado. “A ideia é que tudo fique integrado e mais seguro para o associado. Se tiver uma mensagem para o produtor, ela será enviada, e mesmo que ele não acesse na hora, no dia que ele entrar no portal, as mensagens vão estar lá. Então ele tem a segurança de poder consultar isso a qualquer tempo”, destaca.

O sistema também permite ao associado receber notificações. Quando ele programa as notificações, toda vez que receber algum aviso ou mensagem da cooperativa, receberá uma notificação no celular ou computador.

Dados técnicos e inscrições online

O sistema vai fornecer dados técnicos de forma digital, dados de lotes e produção, inclusive com informações históricas. No leite, por exemplo, o produtor terá acesso a gráficos que demonstram a curva de produção do ano, o que pode ser útil para a tomada de decisões. Hoje, a entrega é por meio impresso ou envios individuais quando solicitado. “Ao invés de guardar uma série de papéis e elaborar planilhas manualmente, o produtor terá isso automaticamente no portal”, exemplifica Schneider. “Novas melhorias virão, mas um pedido que temos é que, nessa primeira etapa, os associados façam a adesão, experimentem, e comecem a trabalhar com ele”, reforça.

Uma ferramenta que soma

Para o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, o portal concretiza um projeto que já havia sido anunciado em reuniões anteriores com o quadro social, uma ferramenta a mais na comunicação, que não vem substituir os outros meios. “Continua o contato podendo ser feito por WhatsApp, continua o programa de rádio, os informes nos jornais”, salienta Bayer. Isso porque existem informações que são também de interesse da comunidade, e é intenção da Cooperativa manter o contato via meios tradicionais. “A ideia é que o portal permita levar informações de conteúdo mais ‘personalizado’, e que elas possam ser acessadas com mais comodidade. A pandemia nos mostrou que podemos evoluir ainda mais, e o portal é um exemplo: o associado pode acessar informações diretamente de sua casa, sem a necessidade de ligar ou deslocar-se até à sede”.

Como acessar

O primeiro passo para o produtor acessar o portal é entrar em contato com o Departamento Técnico para cadastrar uma senha individual do titular da matrícula. Depois de ter a senha, é só acessar o site da Cooperativa (www.languiru.com.br) e clicar no link do Portal do Associado, onde terá que informar a matrícula e a senha.

IMPORTANTE: No primeiro acesso o associado é perguntado se gostaria de receber as notificações. É importantíssimo que ele clique “sim” ou “permitir”. Só assim recebe as notificações de mensagem no momento em que forem enviadas.

 Fonte: Assessoria de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru
 Foto: Divulgação Cooperativa Languiru