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Soluções digitais e intercooperação são temas da Live do Ramo Crédito

O Sistema Ocergs promoveu na tarde desta sexta-feira (21/8) a Live do Ramo Crédito, que contou com a participação de representantes de instituições financeiras do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). O evento tratou do tema “Soluções digitais e Intercooperação” e debateu sobre os desafios e oportunidades para o setor, principalmente em virtude do contexto econômico e social trazido pela pandemia da Covid-19.

INTERCOOPERAÇÃO

O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, falou sobre a necessidade de se reinventar em função do impacto da pandemia. O dirigente afirmou que o caminho que as cooperativas percorrem deve exigir mais integração e intercooperação entre o ramo Crédito e outros setores, fortalecendo parcerias que sirvam de ambientes de negócios para o desenvolvimento regional. Perius destacou o crescimento de 13,5 % nas sobras apuradas pelas cooperativas de Crédito gaúchas no exercício de 2019, registrando R$ 1,4 bilhão.

VALORIZAÇÃO DO ASSOCIADO

O diretor da Ocergs, Fernando Dall’Agnese, contextualizou a dimensão do movimento cooperativo no mundo e no Brasil. Com mais de 600 milhões de associados e presente em mais de 100 países no mundo, o cooperativismo de Crédito está inserido na maioria dos municípios do Brasil, fomentando a economia do País e ajudando a financiar projetos de vida dos associados. “O cooperativismo de Crédito promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, afirmou. Para o diretor da Ocergs, nos momentos de crise as cooperativas de Crédito buscam cada vez mais olhar para os seus associados, justamente pelo DNA do cooperativismo, que é formado por uma sociedade de pessoas que buscam se ajudar mutualmente. Dall’Agnese comentou da importância de voltar o olhar para parcerias que fortaleçam a intercooperação, reduzindo os custos para os associados e fortalecendo o ramo e o cooperativismo como um todo.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, destacou o processo de transformação digital pelo qual o Sicredi passou, que começou em 2015 e tem estimativa de conclusão até 2023. “Não estamos falando apenas de tecnologia, mas sim de deixar a tecnologia e todos os processos menos burocráticos. Queremos que a tecnologia esteja a nosso dispor e não nós trabalhando para a tecnologia. Esse é um grande desafio que nós temos e conseguimos, felizmente, nas soluções que já foram entregues, dar foco total ao que o associado necessita”, explicou. Port destacou o avanço do Sicredi durante a pandemia nos atendimentos pelo WhatsApp, a abertura de mais de 35 mil contas através do tablet via agência ou app e a nova plataforma de atendimentos para os caixas. No âmbito das iniciativas de intercooperação, o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste comentou sobre a aproximação com a Unicred, com conversas e ações buscando ganho de receitas e diminuição de despesas para os associados.

MITIGAÇÃO DE RISCOS

O diretor de Expansão do Sicoob Vale do Vinho, Daud Ibraim Kalil, acredita que a intercooperação é a forma de mitigar os riscos da crise. “Considero a intercooperação como o grande trunfo das cooperativas. Nossas experiências de intercooperação se intensificaram muito durante a pandemia. Entendemos que este é o melhor momento para compartilharmos as nossas informações e buscasoluções digitais proporcirmos as boas práticas dos processos”, afirmou. O dirigente destaca a segurança que as onam para os associados fazerem a gestão dos seus negócios com agilidade e menores custos.

POTENCIAL DE CRESCIMENTO

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unicred Central RS, Marcelo Hoffmeister, falou sobre a unificação dos Sistemas quanto ao marketing e de como tratar  da comunicação de fato para a população, para que a sociedade tenha clareza do que representa o sistema cooperativo e o potencial de benefícios que pode trazer para as pessoas de forma individual e de forma coletiva para as comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas. “A gente é muito forte nesse plano de marketing, mas com um potencial de ser muito maior. Nós vemos países com penetração de mais de 30 % do sistema financeiro cooperativo e nós ainda temos um belo espaço de crescimento e desenvolvimento”, pontuou. Hoffmeister comentou dos desafios impostos pela pandemia e da aceleração de implantações de soluções digitais decorrentes do contexto, como a realização de assembleias virtuais e assinaturas de contratos digitais. “O digital tem que vir com uma experiência boa”, complementou o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unicred Central RS.

EXPANSÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS

Na Cresol, o a pandemia também trouxe a oportunidade de acelerar processos e implantar novas soluções para os associados. De acordo com o diretor executivo de Comunicação e Relacionamento da Cresol, Luiz Ademar Panzer, a partir de março a cooperativa identificou uma inversão da curva. “Hoje, 53 % dos negócios são feitos pelos canais digitais”, contextualizou. O diretor da Cresol também ressaltou a oportunidade e o avanço das contratações de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pelo WhatsApp. Quanto a iniciativas de intercooperação, Panzer trouxe o exemplo da Cresol, ao destacar que o Sistema utiliza a plataforma de seus negócios que é do Sicoob, além da parceria com o Sicredi na estrutura de consórcios.