Ir para o conteúdo principal

ACI completa 125 anos de existência

A Aliança Cooperativa Internacional, celebrou no dia 19 de agosto de 2020 seu 125° aniversário, mostrando longevidade e força.

E para comemorar este aniversário, a ACI preparou materiais especificamente para este dia. Vários cooperativistas e historiadores compartilham considerações importantes que todos poderão ver no site da ACI (https://www.ica.coop/es).

Evolução
A conquista da criação da ACI há 125 anos e a força contínua do modelo cooperativo são uma prova de sua relevância e da contribuição das cooperativas para seus associados, suas famílias e comunidades, e para a sociedade em geral em todo o mundo. O movimento cooperativo e a ACI conseguiram sobreviver e crescer durante a grande depressão econômica, os regimes fascista e nazista, as tragédias de duas guerras mundiais, as altas tensões da guerra fria e a corrida armamentista, crimes contra a humanidade durante os conflitos internos, as pressões para se conformar apenas com o lucro, bem como as muitas crises e desafios que os acompanham.

A ACI hoje representa 315 organizações membros em 111 países, mais do que em qualquer outra época em 125 anos. Desde a revolução industrial até hoje, as cooperativas têm sido economicamente sustentáveis em todos os setores da economia e continuam a responder às necessidades humanas fundamentais e em evolução.

Novas formas e tipos de cooperativas estão continuamente sendo inventados, como fez a cooperativa Rochdale Pioneers original, com inovações surpreendentes. Cooperativas sociais, um experimento extremamente valioso, foram criadas na Itália no final dos anos 70 e agora estão se espalhando pelo mundo. Recentemente, surgiram cooperativas de trabalhadores independentes, cooperativas comunitárias, cooperativas de energia renovável, cooperativas de alimentos e vários tipos de cooperativas e plataformas de múltiplas partes interessadas como modelos cooperativos inovadores e bem-sucedidos. É natural que novas formas de cooperativas continuem a surgir à medida que as necessidades socioeconômicas dos seres humanos evoluem e as aspirações se manifestam em uma vontade comum de tornar este mundo um lugar melhor.

O futuro das cooperativas
O modelo cooperativo, longe de estar desatualizado, é cada vez mais inovador e dinâmico, o que parece brotar continuamente do 5º princípio cooperativo, de educação, treinamento e informação, de membros, funcionários, comunidades e o público em geral, mas também jovens, mulheres e grupos vulneráveis em todas as sociedades do mundo.

Com o surgimento de novas tecnologias e a liderança dos jovens em questões globais, vemos um interesse crescente e vibrante pelo modelo cooperativo, em todo o mundo. Isso foi particularmente observável durante o recente Fórum Cooperativo Mundial da Juventude, realizado em fevereiro de 2020 na Malásia, que também foi um ótimo exercício de aprendizagem mútua.

Os jovens, como cidadãos do mundo, estão cada vez mais determinados a levantar ativamente a questão das crises ambientais e os efeitos das mudanças climáticas, bem como a necessidade de enfrentar a desigualdade e a discriminação. O modelo cooperativo continua a ser cada vez mais relevante graças aos jovens cooperados, que oferecem um dos mais importantes canais de organização democrática e garantem a satisfação e gestão sustentável das suas necessidades econômicas, sociais, culturais e ambientais.

Fonte: EasyCoop com informações da ACI.