Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS promove 3º Encontro Nacional das Cooperativas Escolares

O Sescoop/RS promoveu, nessa terça-feira (1/09), o 3º Encontro Nacional de Cooperativas Escolares, destinado a jovens, com o objetivo de compartilhar boas práticas de cooperativas escolares e realizar conexões entre os jovens que fazem parte desse movimento, que está crescendo cada vez mais no Estado e em outras regiões do país.

Com o apoio da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Sicredi, Revista Mundocoop e Sistema OCB, nesse ano, devido ao atual contexto de pandemia, o evento foi realizado totalmente online, pela Plataforma Microsoft Teams e conduzido por Nikolas Bratz. Os 300 participantes representaram os estados do Tocantins, Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso, Distrito Federal, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e os países Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius deixou uma mensagem de incentivo aos jovens. “O distanciamento está nos unindo e a geração de vocês tem a responsabilidade de participar dessa aproximação das pessoas através do cooperativismo. Precisamos que vocês sejam nossas lideranças para um mundo melhor e mais cooperativista”, afirmou.

O vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, e o presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt, destacaram os diferenciais e propósitos das cooperativas escolares como campo de experimentação e de aprendizagem. “Que 2020 seja, de fato, um marco para que o cooperativismo escolar seja cada vez maior em nosso país que tanto precisa de novas lideranças”, destacou Schmidt.

Representando os jovens das cooperativas escolares, a vice-presidente da Fecoopes Centro Serra, Ana Júlia Kautzmann, falou sobre a importância do projeto das cooperativas escolares para a ampliação do conhecimento e vivências no cooperativismo. E destacou que o conselho da Federação, em 2020, é formado apenas por mulheres, demonstrando o empoderamento e protagonismo feminino cada vez mais forte no cooperativismo.

Na sequência, os jovens assistiram à palestra “Cooperativas Escolares Construindo Pontes”, com Max Haetinger. doutor em Ciências da Educação, que desenvolve pesquisas e trabalhos sobre temas ligados à criatividade, informática aplicada aos processos educacionais, artes e educação física. Haetinger acredita na socialização do conhecimento e que dividir o saber é crescer, aprender mais e ser verdadeiramente sábio. E destacou durante sua palestra o papel das cooperativas escolares e a oportunidade de ampliação em momentos de crise como esse que estamos vivendo. “A crise de afastamento nos trouxe um grande desafio: como nosso trabalho de protagonismo jovem pode efetivamente auxiliar nesses momentos difíceis e como podemos atuar para que a relação entre comunidade não se perca em nenhum momento. Esse é o papel de vocês. Vamos juntos construir uma nova realidade”, frisou.

Para a presidente da Fecoopes Pioneira, Pâmela Schuck, o evento é de extrema importância pois possibilita interação com cooperativas de outros estados com realidades diferentes. “É muito emocionante ver no que o cooperativismo está se transformando, principalmente o escolar. Está crescendo por todo o país e temos muito orgulho de ser o estado pioneiro e grande incentivador. Sempre saio desses eventos muito inspirada a fazer mudanças na minha comunidade. Obrigada pela oportunidade!”, agradeceu.

O evento encerrou com o agradecimento do presidente da Casa Cooperativa, Mário José Konzen, do líder educador da Marini Coop, Everaldo Marini, presidente da Casa Cooperativa de Sunchales, na Argentina, Raul Colombetti e do diretor geral de Educação, Capacitação e Promoção de Cooperativas no Ministério de Acción Cooperativa, Mutual, Comercio e Integracçón da Província de Misiones, no Paraguai e a diretora da Ocergs, Margaret Cunha.

Confira o evento na íntegra: