Ir para o conteúdo principal

Top of Mind 2020 reconhece cooperativas entre as marcas mais lembradas

As cooperativas mais uma vez estão entre as marcas mais lembradas dos gaúchos. É o que aponta a 30ª edição da pesquisa Top of Mind RS, organizada pela Revista Amanhã em parceria com a Engaje, que destaca oito marcas de cooperativas do Rio Grande do Sul em dez categorias distintas.

Entre os destaques do segmento cooperativista, a Unimed figura em quatro categorias: Plano de Saúde (1° lugar, com 63,6 % das menções), Plano Odontológico (1° lugar, com 10,3 %), Clínica Médica (1° lugar, com 31,2 %) e Laboratório de Análises Clínicas (3° lugar, com 6,2 %). O ramo de Saúde do cooperativismo gaúcho também marca presença no Top of Mind 2020 com a lembrança da Uniodonto na categoria Plano Odontológico (2° lugar, com 9,2 %).

O Sicredi e a Unicred foram lembrados na categoria Cooperativa de Crédito, com 69,7 % e 1,8 %, respectivamente. Já no ramo Agro, as cooperativas vinícolas Aurora e Garibaldi se destacam em duas categorias – Vinícola e Vinho. Em Serviços, a Aurora é a marca mais lembrada como vinícola (10,7 %) e a Garibaldi aparece na terceira colocação, com 8,3 %. Nos produtos, as marcas Aurora e Garibaldi figuram na segunda e terceira colocações, com 9,1 % e 8,8 %, respectivamente.

Na categoria Doce de Leite, a Piá Alimentos ocupa a segunda colocação (18 %). A Cooperativa também é citada na categoria Leite, na qual figura na segunda posição (27,2 %), seguida da Santa Clara, com 11,3 %, que novamente é a marca mais lembra dos gaúchos na categoria Queijo (34,1 %).

As Invictas do Top of Mind

A Unimed,a Santa Clara e o Sicredi são destaques entre as invictas do Top of Mind, marcas que vencem em suas categorias há pelo menos seis anos consecutivos. Com a conquista da 27ª vitória seguida na categoria Plano de Saúde, a Unimed se coloca como uma das principais vencedoras do prêmio desde a sua criação.

Há dez anos, os queijos Santa Clara são os mais lembrados pelos gaúchos na pesquisa Top of Mind. Desde que a categoria foi inserida na pesquisa, a Cooperativa é a mais lembrada. Pelo oitavo ano consecutivo, o Sicredi foi a marca mais lembrada entre as Cooperativas de Crédito. O Sicredi é o primeiro nome na memória do consumidor gaúcho desde a criação da categoria em 2012.

As marcas mais amadas do Rio Grande do Sul

Entre as 30 categorias com maior índice de lembrança, as cooperativas marcam presença em três: Plano de Saúde (Unimed, com 63,2 %), Cooperativa de Crédito (Sicredi, com 33,5 %) e Leite (Piá, com 27 %).

Sobre o Top of Mind 2020

Para a 30ª edição do Top Of Mind foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 70 anos. A coleta das informações ocorreu entre 10 de abril e 25 de maio de 2020, em 33 cidades que integram sete regiões do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira as marcas mais lembradas no Top of Mind 2020.