Ir para o conteúdo principal

Identidade e profissionalização da gestão e governança cooperativa em pauta

O Sistema Ocergs promoveu na última sexta-feira (16/10), a Live do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, destacou a importância das cooperativas no enfrentamento à crise econômica e social imposta pela pandemia da Covid-19.

Segundo o dirigente, as cooperativas com agroindústrias e aquelas que atuam na construção civil oferecem a oportunidade de geração de trabalho e renda neste momento de recuperação da economia global. Na proposição apresentada pelo presidente do Sistema Ocergs, as cooperativas habitacionais deveriam ser absorvidas pelo ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, devido à natureza do trabalho e da aproximação com o setor.

Oportunidades e desafios do Ramo

Para a presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha, a reorganização dos ramos do cooperativismo trouxe às cooperativas de Trabalho, Produção de Bens e Serviços uma força e representatividade maior com a incorporação de cooperativas que pertenciam a outros ramos na configuração anterior. Ao mesmo tempo, ela comenta que o desafio é maior por integrar cooperativas de seis ramos diferentes, que possuem suas especificidades.

De acordo com a diretora da Ocergs, as coops do setor precisam participar dos programas de Autogestão desenvolvidos pela OCB e pelas unidades estaduais, com o objetivo de fornecer dados que permitam a análise e consequente elaboração de cenários, através dos quais se possam estabelecer comparativos através de indicadores.

Nessa mesma linha, o presidente da Cooperconcórdia, Alexandre Dall’Agnese, reforçou o discurso de Margaret e destacou a importância de todas cooperativas aderirem aos programas referentes aos eixos de atuação do Sescoop. “Esses programas têm trazido para nós uma evolução, principalmente no âmbito pessoal, um crescimento da Cooperativa na gestão estratégica. Se as lideranças não estiverem dentro desse ecossistema de gestão da cooperativa, de melhoria das bases da cooperativa, ela vai se comprometer logo ali na frente”, pontuou.

Qualificação do atendimento

Segundo a gerente técnica e econômica do Sistema OCB, Clara Maffia, a mudança implantada a partir da reorganização dos ramos do cooperativismo visa qualificar o atendimento do Sescoop, que hoje encontra dificuldades em organizar ações para ramos muito específicos e com poucas cooperativas. Além de formar ramos mais fortes e com mais representatividade, a alteração tem como objetivo tornar a organização mais simples e flexível, com capacidade de se adaptar às rápidas mudanças de mercado e inovação.

Projeto Sustentabilidade Ramo Trabalho

Clara destacou o Projeto de Sustentabilidade desenvolvido dentro do ramo, que visa à realização de ações institucionais estratégicas voltadas à conformidade legal como forma de fortalecer o modelo cooperativista de trabalho e melhorar as práticas de governança das coops.

Lei 12.690 e sua aplicabilidade

A advogada do Sistema OCB, Milena Cesar, explanou sobre a Lei 12.690/12 e sua aplicabilidade. Dentre as principais inovações trazidas com a legislação, Milena destacou algumas conquistas, como o conceito de cooperativa de Trabalho e suas modalidades, a permissão de constituição de cooperativas com número mínimo de sete associados, a autorização expressa para participação em contratações públicas e os direitos sociais.

De acordo com Milena, embora a lei ainda necessite de regulamentação, o Sistema OCB segue atuando para garantir a regulamentação da lei pelo Poder Executivo e a sua correta aplicação pelo próprio segmento, apoiando, ainda, o Poder Judiciário e o Ministério Público na construção das interpretações da legislação.

Cooperativismo nos Três Poderes

A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, falou sobre o trabalho desenvolvido pela unidade nacional na divulgação de informações sobre a Covid-19, a publicação de boletins semanais com análises econômica e política dos efeitos da pandemia global, pleitos do cooperativismo, normativos de interesse e resumos das medidas tributárias que podem ser acessadas pelas cooperativas.

Na representação institucional, Fabíola informou que até o momento constam 82 pleito do cooperativismo, com 46 atendidos. No Legislativo, existem 84 medidas provisórias e mais de 2.261 projetos sobre a Covid-19 em tramitação. Destes, 1.232 trazem impactos para o cooperativismo. Já no Executivo, 347 normativos com reflexos incidentes sobre as cooperativas estão editados. Todos esses projetos e ações que tramitam nos Três Poderes podem ser acompanhados em tempo real através da Agenda Institucional do Cooperativismo.

Promoção Comercial

Com o objetivo de fomentar a intercooperação de negócios, Fabíola destacou o lançamento do espaço do CooperaBrasil, projeto criado pelo Sistema OCB em 2020 que conta com 238 cooperativas ativas. Além disso, a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB comentou sobre a disponibilização de informações práticas e objetivas através da série de dez e-books sobre como as cooperativas podem inovar na crise. No campo da inovação, o destaque foi o lançamento da plataforma de estímulo à cultura da inovação, InovaCoop.

Para concluir, além das plataformas e soluções apresentadas para oportunizar novos negócios e conteúdos para as coops, Fabíola ressaltou todos os esforços da unidade nacional durante a pandemia, com a criação de eventos e a comunicação através das redes sociais e canais proprietários do Sistema OCB.