Ir para o conteúdo principal

Colaboradores do Sescoop/RS vencem Prêmio ABDE-BID 2020

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizou nessa quinta-feira (10/12), em cerimônia virtual, a solenidade de entrega do Prêmio ABDE-BID 2020. 

Entre os vencedores estão dois colaboradores do Sescoop/RS – Ana Martha Bülow e Leonardo Machado, que ficaram em primeiro lugar na Categoria  3 – Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito, com o artigo “Potencial de bancarização do cooperativismo de crédito nos municípios brasileiros desassistidos pelo SFN”.

O evento contou com a participação do presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski; do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle; da gerente de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fabíola Nader Motta; e do economista e ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil, Otaviano Canuto.

Sobre o artigo

A pesquisa tem como objetivo geral avaliar quantitativamente o potencial de bancarização do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) no Brasil e seu impacto para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Para esta verificação, utilizou-se como base de dados o cenário no mês de dezembro de 2019. O resultado final da amostra foi de 392 municípios sem agência, posto de atendimento comum ou eletrônico, distribuídos da seguinte forma: Região Norte (43), Nordeste (238), Centro-Oeste (23), Sudeste (75) e Sul (13). Confira a relação completa dos municípios nesse link.

Sobre o Prêmio ABDE-BID

O Prêmio ABDE-BID de artigos sobre desenvolvimento ocorre anualmente e é promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano deDesenvolvimento (BID), com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras – Sistema OCB. Tem como finalidade estimular a reflexão acerca dos desafios do desenvolvimento, por meio do incentivo à pesquisa e à elaboração de artigos científicos.

O livro com a coletânea dos trabalhos premiados pode ser acessado aqui, e o Caderno Temático “Medidas do SNF para o enfrentamento da Covid-19” com artigos selecionados está disponível aqui.