Ir para o conteúdo principal

Dia C beneficia mais de 430 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Em um ano atípico e ainda mais desafiador por conta da pandemia da Covid-19, as cooperativas gaúchas mais uma vez se superaram e deram uma verdadeira lição de solidariedade e amor ao próximo. O Dia de Cooperar (Dia C) 2020 certamente entrará para a nossa história e muitas das ações voluntárias promovidas pelas coops tiveram como foco dirimir as dificuldades impostas pelo coronavírus. E o resultado disso é representado pelo número recorde de beneficiários diretos, que este ano, até o dia 12 dezembro, alcançou a marca de 430.763 pessoas, o que representa crescimento de 159% em relação a 2019.

Para o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, a cooperação e o engajamento das cooperativas em um ano tão difícil foi decisivo para que o desempenho do programa no Rio Grande do Sul atingisse esse resultado. “O cooperativismo é assim, quanto maior o desafio melhor o resultado. O sétimo princípio do cooperativismo se vestiu de DIA C em 2020 e mostrou-se muito vivo no cooperativismo gaúcho: Compromisso com a Comunidade, num momento de grandes dificuldades no mundo todo, as cooperativas gaúchas buscaram forças nos valores do cooperativismo e trabalharam intensamente em prol das suas comunidades. Em 2020 mais de 430 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações voluntárias promovidas pelos 8.044 voluntários ligados às cooperativas”, afirma.

Doações e campanhas solidárias

O número de beneficiados foi impulsionado em 2020 pelas doações destinadas à área de saúde. Além de doações financeiras a hospitais, parte do valor arrecadado foi utilizado pelas cooperativas para aquisição de respiradores, testes, suprimentos de combate e proteção, e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como: máscaras, luvas e álcool gel. Foram investidos recursos na ampliação da rede própria de atendimento e medidas internas de combate ao coronavírus. Outra marca importante foram as diversas campanhas realizadas para a arrecadação de alimentos, itens de higiene e vestuário. 

Em 2020, foram 371 iniciativas realizadas por 201 cooperativas inscritas no RS, envolvendo 8.044 voluntários e alcançando 198 municípios. E para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, essa marca expressa aquilo que esteve mais presente entre as pessoas em 2020, a cooperação. “Todas cooperativas foram solícitas e, no conjunto, os benefícios foram muito grandes para que o cooperativismo pudesse mais uma vez ser uma diferença para construir uma sociedade mais justa e mais moderna. O modelo da economia cooperativa não se concentra no capital e nem no poder do Estado, ele se concentra como fator da distribuição da riqueza gerada coletivamente no vetor trabalho, segundo o esforço e colaboração de cada um”, conclui.

Foto interna: Divulgação Sicredi das Culturas RS/MG