Ir para o conteúdo principal

Aprendiz Cooperativo do Campo é destaque no Prêmio Somoscoop Melhores do Ano

O programa Aprendiz Cooperativo do Campo – realizado pela Vinícola Aurora, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS) – foi finalista da categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.

“Estamos muito orgulhosos por sermos finalistas, e a terceira colocação na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano mostra que estamos no caminho certo. É um importante reconhecimento, pois concorremos com outras centenas de projetos de cooperativas brasileiras. O Aprendiz Cooperativo do Campo não visa apenas a continuidade da nossa cooperativa, mas a preservação da atividade vitivinícola no futuro”, celebra o presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, que também é associado da Aurora desde 1980. 

Desde 2017, o Aprendiz Cooperativo do Campo estimula a permanência dos jovens nas atividades do meio rural, promove a sucessão familiar e incentiva o aumento do quadro social das cooperativas. A iniciativa é voltada para jovens de 14 a 24 anos incompletos, filhos de cooperados. A iniciativa inédita no Brasil idealizada pelo Sescoop/RS, é registrada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade de sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo. Em virtude da pandemia, neste ano, parte do curso foi realizada através do ensino à distância, de forma virtual. 

Em três anos, duas turmas foram formadas e em 2020 haverá a conclusão de mais um grupo. Ao todo, cerca de 60 estudantes já foram contemplados no Aprendiz Cooperativo do Campo. Do total, aproximadamente 90% afirmaram que irão dar continuidade ao ofício da família.

A Aurora conta com 1,1 mil famílias cooperadas, presentes em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi. Os associados produzem mais de 60 variedades de uvas, que são cultivadas em 2,8 mil hectares. A cooperativa também é a maior e mais premiada vinícola do Brasil.