Ir para o conteúdo principal

Cooperativas nas compras públicas

Você sabia que a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) criou um serviço destinado a apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados? Trata-se do portal “Cooperativas nas Compras Públicas”, ambiente desenvolvido pelas gerências Técnica e Econômica e de Relações Institucionais, por meio do qual é possível receber informações a respeito dos editais de licitação e chamadas públicas para aquisição de produtos e serviços pelos governos nos níveis federal, estadual e municipal.

É uma plataforma digital criada para ajudar o cooperativismo a conquistar o maior cliente do Brasil: o governo. As compras e contratações públicas são um mercado promissor e ainda pouco explorado pelas cooperativas brasileiras. Hoje, os governos dos estados, dos municípios e da União são os maiores compradores de produtos e serviços do país. Juntos, eles compram aproximadamente R$ 500 bilhões por ano, movimentando em torno de 10% a 15% do PIB Nacional*. O objetivo do portal é informar em tempo real as oportunidades de comercializar com o governo e dar todo o suporte para que as cooperativas acessem esse mercado. Essa é uma oportunidade e tanto para as cooperativas, já que possuem o mais importante: preços competitivos e produtos/serviços de alta qualidade.

Além de criar um site especialmente para as cooperativas interessadas em participar das compras públicas, o Sistema OCB disponibiliza um serviço de acompanhamento de todos os editais lançados pelo governo, em cada município, estado e também nacionalmente.

Como funciona?

Passo 1: Acessar o site www.somoscooperativismo.coop.br/compraspublicas

Passo 2: Preencher o formulário dizendo quais produtos ou serviços sua coop deseja oferecer para o governo.

Passo 3: Definir se a cooperativa vai querer participar de oportunidades somente em seu estado, em várias unidades da federação ou em âmbito nacional.

Passo 4: Após o preenchimento, um consultor entrará em contato, por telefone, para finalizar o cadastro da cooperativa e passar instruções de como utilizar o serviço.

Depois de cadastrada, a cooperativa receberá, por e-mail, alertas com os editais mais interessantes para seu ramo de atuação e especialidade. E fique ligado, porque existem políticas públicas que incentivam a participação de cooperativas de agricultura familiar nas compras públicas. Uma maneira simples e eficiente de ajudar o setor a crescer, gerando mais empregos e renda para milhares de brasileiros!

Para se cadastrar, CLIQUE AQUI.

Compras públicas durante a pandemia

As cooperativas agropecuárias, principalmente as da agricultura familiar, enfrentaram desafios nos últimos meses devido à pandemia da Covid-19. Algumas incertezas sobre a manutenção de políticas importantes para o setor surgiram, mas com a atuação da OCB e do Ministério da Agricultura, os impactos da pandemia serão minimizados. Dois importantes programas governamentais foram mantidos e estão entre as medidas mais eficazes para ajudar essas cooperativas a driblarem a crise, o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

No site, é possível também tirar dúvidas sobre eles, que são os principais programas governamentais dos quais as cooperativas agro podem e devem participar e, por meio deles, continuarão a vender para os principais clientes – os governos municipais, estaduais e federais -, o que com certeza é um incentivo a mais para passar por essa crise!

Todas as cooperativas ativas e regulares no Sistema OCB podem se cadastrar. O benefício é gratuito e disponível para todos os ramos.

Mais informações pelo e-mail: compraspublicas@ocb.coop.br

*O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (país, estado ou município), durante o período de um ano.