Ir para o conteúdo principal

Projeto Meu Tambo, Meu Futuro entre os Melhores do Ano

As cooperativas gaúchas marcaram forte presença entre as Melhores do Ano, no Prêmio Somoscoop, concedido pelo Sistema OCB em 2020. E para mostrar um pouco mais sobre cada projeto e sua importância nas comunidades das cooperativas, o Sistema Ocergs realizou uma série de matérias e postagens nas redes sociais.

Falamos sobre o projeto Sementes do Cooperativismo, da Certaja, Aprendiz Cooperativo do Campo, da Vinícola Aurora, Implantação e Promoção do Fundo Filantrópico de Incentivo a Projetos de Desenvolvimento Regional, e Projetos Digitais “Flor&Ser” e “Maratona de Carreira”, da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS), A Energia que Nos Une, um projeto de intercooperação das cooperativas Certel e Sicredi Ouro Branco; Sicredi Integração RS/MG; Sicredi Região dos Vales; e Sicredi Botucaraí (RS).

Agora é a vez do Projeto Meu Tambo, Meu Futuro, que conquistou o terceiro lugar na categoria Intercooperação, uma parceria entre as cooperativas Cotrifred e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG – que gerou impactos significativos para a cadeia produtiva do leite, visando o aumento na produção e a melhora na qualidade do produto.

O projeto teve início no ano de 2018, e tem como objetivo oferecer acompanhamento técnico e capacitação para unidades de produção familiar (UPFs), visando melhorar a eficiência da atividade leiteria, fortalecer a organização dos agricultores familiares na cadeia produtiva e melhorar as condições de trabalho e renda do produtor rural.

O projeto tem grande relevância na região devido ao acompanhamento técnico mensal (individualizado) oferecido aos cooperados, ministrado nas propriedades por meio de capacitações realizadas pelos Médicos Veterinários da Cotrifred, Assistentes Técnicos,
juntamente com professores do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI-FW.

O projeto teve um investimento total de R$343.709,16, sendo R$200.000,00 do Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.
Ao todo, foram beneficiadas 120 famílias dos oito municípios de abrangência da Cotrifred, sendo realizadas 1193 visitas técnicas mensais, com duração, em média, de 04 horas por propriedade, totalizando 383 agricultores familiares assistidos.

Através deste projeto e das ações e atividades desenvolvidas, as coops
maiores índices de sustentabilidade e organização social da agricultura familiar vinculada a cadeia produtiva do leite. Este projeto vem ao
encontro dos objetivos propostos pela direção: desenvolver a região, fortalecer o cooperativismo, dar sustentação a cadeia produtiva do leite e solidez ao sistema e ao produtor”, afirma o presidente da Cotrifred, Elio Luiz Duarte Pacheco.

O Prêmio

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de “Melhores do Ano” – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio.

O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano é uma forma de destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade.

Os cases premiados podem ser replicados em outras cooperativas. Por isso, conheça um pouco mais da história da premiação e assista aos vídeos sobre as vencedoras da edição de 2018.

Quer saber mais sobre como não ficar fora dessa em 2022? Acesse: http://melhores.premiosomoscoop.coop.br/