Ir para o conteúdo principal

Certel utiliza drone para viabilizar rede trifásica em Canudos do Vale

A comprovação de que a Certel se dedica para manter a qualidade na distribuição de energia elétrica aos seus mais de 70 mil associados se verifica nas mais diversas localidades. Um bom exemplo é Araguari, no município de Canudos do Vale, onde a Cooperativa realizou a transformação de sistema monofásico para trifásico. São quatro quilômetros de rede que, agora, potencializam o desenvolvimento agropecuário. A obra compreendeu também a instalação de 21 postes de concreto e quatro transformadores.

Segundo o supervisor de construção e manutenção de redes até 138 kV da Certel, Nilson Daniel Pires, o apoio da tecnologia contribuiu significativamente para a realização deste serviço, numa região considerada montanhosa e de difícil acesso. “Com um drone, efetuamos o lançamento de cabos, evitando a retirada de 50 árvores nativas, o que ocasionaria uma reposição florestal obrigatória de aproximadamente 750 mudas de árvores”, relata.

O projetista de redes de distribuição, Michael Daniel Thies, observa que, considerando-se levantamento, licenciamento, abates, reflorestamento, acompanhamento e relatórios, a utilização do drone simbolizou uma economia de aproximadamente R$ 6 mil para a Cooperativa, além de todo o impacto ambiental e risco aos colaboradores que foram evitados. “Nossas equipes são muito bem capacitadas e se engajam diariamente para levar a melhor energia a todo o quadro social, e a tecnologia também acaba favorecendo esses trabalhos fundamentais”, salienta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Certel

Foto: Gabriela Santos