Ir para o conteúdo principal

Rastreabilidade agrícola apoiada por aplicativo de cadernos de campo

A rastreabilidade da produção de uvas da Cooperativa Nova Aliança já é um processo consolidado, mas que ano após ano passa por melhorias e ajustes a fim de trazer aperfeiçoamentos para a Cooperativa e seus associados.

Neste sentido, dentro do processo da rastreabilidade da produção agrícola da Nova Aliança, algumas atividades são as mais importantes e fundamentais, as quais servem de base para o desenvolvimento do processo.

Entre os pontos está o mapeamento anual das áreas produtivas de uvas dos associados, que para a safra 2020/21 estão finalizados. Outra etapa importante e básica são os cadernos de campo, que trazem todas as informações dos registros das atividades de adubação, tratos culturais e aplicações de fungicidas, herbicidas e inseticidas nas áreas de vinhedos.

São muitas as informações que podem ser exploradas nos cadernos de campo pelos sócios e pela Cooperativa. Como exemplo, podemos citar a manutenção de um histórico de registros dos vinhedos, cálculos de custos de produção e viabilidade econômica das áreas produtivas, comparação de utilização de insumos entre os vinhedos e variedades, segurança para a Cooperativa do recebimento de frutas que receberam tratamentos de produtos com registro para a cultura da uva e que o período de carência na colheita foi respeitado.

Para a safra 2020/21 está previsto o uso de aproximadamente 2300 cadernos de campo para os vinhedos da Nova Aliança. Todos esses documentos durante a safra são recebidos aproximadamente 65 dias de safra, conforme chegam as cargas de uva nas quatro unidades de recebimento de uva da Nova Aliança. Todos esses cadernos de campo necessitam de inspeção de seu conteúdo e transmissão dos dados para sistema da Cooperativa.

O caderno de campo apresenta muitas informações, o que fez a Cooperativa desenvolver mecanismos de auxílio na coleta desses dados. Uma delas foi a formação de uma cooperação técnica com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Bento Gonçalves (IFRS) para migração de dados físicos para digitais. A outra ação para obter uma informação digital dos sócios surgiu através do desenvolvimento de um aplicativo para celulares dos associados, o NAmob, onde os cadernos de campo estão em formato digital.

Esse aplicativo desenvolvido na Nova Aliança já está sendo utilizado em 120 famílias cooperadas, com mais de 10 culturas e uma área de aproximadamente 700 hectares. O objetivo deste ano é aplicar a ferramenta já validada na safra 2019/20. Além de atender como caderno de campo digital e rastreabilidade para a cultura da uva nos vinhedos dos sócios, esse aplicativo foi preparado para auxiliar as demais culturas que o sócio possui com interesse de fazer cadernos de campo e rastreabilidade como, por exemplo, ameixa, pêssego, citros e caqui. Algumas dessas culturas comercializadas in natura já apresentam a necessidade de rastreabilidade por lei (Instrução Normativa Conjunta Nº 2 de 2018), e prevê-se que os sócios interessados no uso do aplicativo possam cumprir essa INC através dos relatórios gerados do aplicativo de cadernos de campo da Nova Aliança.

Conforme a cooperativa, os aprimoramentos nas atividades relacionadas à rastreabilidade agrícola estão sendo desenvolvidos e claramente trazem melhorias para os registros em cadernos de campo aos sócios e segurança de informações para a Cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Nova Aliança