Ir para o conteúdo principal

Vinícola Aurora comemora 90 anos com crescimento de 26% nas vendas

Empresa chega à data consolidada como líder de mercado de vinhos finos, suco de uva e coolers, e com faturamento histórico de R$ 701 milhões. Em 2020, vendas de vinho fino representaram 40% do total comercializado pelas vinícolas brasileiras

A Vinícola Aurora completa 90 anos no dia 14 de fevereiro com motivos de sobra para comemorar. Líder de mercado em vinhos finos, em suco de uva e em coolers, a empresa fechou o ano de 2020 com crescimento de 26% nas vendas de todos os produtos na comparação com 2019 e com faturamento de R$ 701 milhões, o maior da história da empresa, resultado da comercialização de 81 milhões de litros.

No ano em que os brasileiros fizeram com que o consumo per capita de vinho aumentasse de menos de 2 litros para 2,8 litros, a Aurora vendeu 4,2 milhões de caixas do produto, somando vinho fino e de mesa, com destaque para o crescimento de 100% na comercialização de vinhos finos em relação a 2019, com a venda de 9,7 milhões de litros. Esse volume representa 40% do total de vinhos finos brasileiros comercializados em 2020 (24,2 milhões de litros).

Foram vendidas, ainda, 823 mil caixas de espumantes e 724 mil caixas de Keep Cooler. Confirmando a liderança na categoria de suco de uva integral, a cooperativa registrou a marca de 5,3 milhões de caixas da bebida, um aumento de 17% na comparação com o ano anterior.

As vendas para o mercado externo também mereceram destaque em 2020. Foram exportados 868,2 mil litros dos produtos da Aurora, somando vinhos, espumantes, sucos de uva e coolers, o que significa uma alta de 47,6% em relação ao ano anterior. As bebidas foram vendidas para 18 países. A China foi o principal destino, seguida por Holanda, Paraguai, Haiti, Estados Unidos e Japão.

Mas não são apenas os números que traduzem a trajetória de sucesso da Vinícola Aurora. Para o diretor superintendente, Hermínio Ficagna, é a dedicação das 1,1 mil famílias cooperadas, dos mais de 500 funcionários e também da direção da empresa a receita para a superação dos desafios impostos em 2020.

“A Aurora chega aos 90 anos podendo se orgulhar desta caminhada. O ano de 2020 provou que existem valores que vão além do resultado comercial, de negócios, mas que é fundamental termos empatia, valorizarmos as pessoas que fazem a história da nossa empresa. Muitas delas escreveram páginas importantes e chegamos ao capítulo dos 90 anos revigorados, reforçando esse espírito cooperativista, mas também focados nos avanços tecnológicos, na busca cada vez mais constante pelo aprimoramento dos nossos produtos e pelo estreitamento da relação da empresa com o consumidor”, sintetiza.

O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora (biênio 2020-2022) e viticultor associado à cooperativa, Renê Tonello, corrobora com o diretor superintende e complementa:

“A Aurora é feita de pessoas para pessoas. Somos uma verdadeira família, querendo sempre ajudar uns aos outros. Há associados que estão na quarta, quinta geração. Famílias que viram a Aurora nascer em 1931. Ver a empresa chegar aos 90 anos é motivo de orgulho para todos nós.”

A excelência manifestada pelos dirigentes resultou na conquista de 731 medalhas em concursos nacionais e internacionais chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que faz com que a Aurora seja a vinícola mais premiada do Brasil.

Para ilustrar a busca constante por novidades, a empresa lança, em média, cinco produtos por ano. A Aurora também investe na elaboração de vinhos de diferentes regiões produtoras e prepara outras novidades que chegarão à mesa dos consumidores ainda neste semestre.

“São produtos que expressam diferentes terroirs, que valorizam as variedades mais emblemáticas de cada região e que são voltados para os diferentes públicos e mercados. Teremos novos rótulos para os consumidores do suco de uva, novos produtos premium e também nos produtos de maior volume”, informa Ficagna. Entre as novidades que serão apresentadas no nonagenário da empresa está um vinho comemorativo, que deverá chegar ao mercado ainda no primeiro trimestre.

Em 2020, a Vinícola Aurora envasou mais de 80 milhões de litros entre todos os produtos, divididos em 220 itens que compõem o portfólio das 13 marcas. Atualmente, os vinhos, espumantes, sucos de uva, destilados e cooler estão em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking de vendas da empresa.

Em função da pandemia da Covid-19 não será realizado evento em comemoração pelo aniversário da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora