Ir para o conteúdo principal

Creral constrói usinas solares no Rio Grande do Sul e em São Paulo

A procura por uma forma sustentável e acessível de suprir as demandas por energia elétrica fez com que a geração de energia através da luz solar apresentasse um amplo crescimento nos últimos anos. Acompanhando as evoluções e priorizando as formas que respeitam o meio ambiente, a Creral anunciou aos associados a construção de usinas fotovoltaicas próprias, com capacidade de gerar energia elétrica para atender 2.600 famílias de associados da Cooperativa.

O presidente da Cooperativa, João Alderi do Prado, explica que esses investimentos deverão estar prontos ainda em 2021, proporcionando aos usuários e associados da Creral a oferta de uma energia elétrica cada vez melhor e com valores de tarifa justos.

“São duas áreas importantes, seguimos com os projetos de geração hídrica, e até a metade deste ano devemos ter mais duas pequenas centrais hidrelétricas prontas com participação da Cooperativa, uma em Campos Novos e a outra em Videira, no estado de Santa Catarina. Mas a grande novidade é o investimento de mais de R$ 30 milhões nas nossas primeiras usinas fotovoltaicas, aqui no Rio Grande do Sul e no estado de São Paulo”, explica Prado.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, as UFVs São Sepé 1, 2 e 3 estão sendo construídas no mesmo local onde a Cooperativa já possui a usina termelétrica, no município de São Sepé. O empreendimento ocupa uma área de 4,2 hectares, irá utilizar 8.496 placas solares, com capacidade de 1,15 kWp (kilo-Watt-pico) cada, totalizando uma geração de 3,45 MWp (mega-Watt-pico).

São Paulo

Já em São Paulo estão sendo construídas as UFVs Iacanga 3, 4 e 5, no município de Iacanga, em uma área de 9 hectares, onde serão instaladas 9.408 placas solares, cada uma com 1,3 kWp de potência, fazendo com que essa UFV tenha capacidade de gerar até 3,9 MWp.

Tanto a Usina São Sepé como a Iacanga irão operar no sistema de Geração Distribuída (GD) no modelo de autoconsumo remoto, e já possuem contrato de entrega da energia gerada pelo período de 10 anos.

“São projetos grandes, inovadores e que já estão em evolução, tanto no Rio Grande do Sul quanto em São Paulo, a previsão é que as usinas entrem em funcionamento até a metade deste ano. Podemos afirmar que essa nova fonte de geração certamente irá ser cada vez mais aproveitada pela Creral.”, finaliza Prado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral