Ir para o conteúdo principal

Piá conquista Prêmio de Eficiência Técnica da SIG Combibloc

A Piá recebeu em março o “Prêmio de Eficiência Técnica”, da SIG Combibloc. A empresa de soluções em envase premia mensalmente os clientes que apresentam os melhores índices de eficiência no setor de produção, com a utilização de seus equipamentos.  

A Cooperativa conquistou o primeiro lugar na América do Sul, disputando com outras 17 indústrias que possuem máquinas em operação do fornecedor. Além de ocupar o topo do ranking, com 97%, alcançou também o segundo lugar, com 96%, premiando, assim, suas duas linhas de envase.  

De acordo com o gerente industrial da Piá, Adriano Lopes Rodrigues, o prêmio coroa um trabalho que vem sendo feito em conjunto há muito tempo e que está alinhado com a gestão operacional e a gestão de manutenção. “Há uma atuação forte e constante em melhorias e avanços em procedimentos técnicos e operacionais, objetivando alcançar ótimos resultados”, explica.  

Para definir as empresas vencedoras, a SIG realiza a coleta de todas as informações dos equipamentos diariamente. Na fábrica, o maquinário é usado para produzir leites dos tipos integral, semi-desnatado e desnatado e o achocolatado Chocolateria.  

De acordo com o coordenador de Manutenção da empresa, Mauro Antônio Hauschild, um dos segredos para se ter alta performance está na conservação das máquinas. “Todo maquinário tem uma vida útil. Com a manutenção correta, é possível aumentar o tempo de uso”, afirma ele, que completa: “A resistência técnica está atrelada à condição do equipamento. Então, para atingir esses números e os resultados, conseguindo sustentá-los e mantê-los nesse padrão, é preciso haver sincronismo entre produção e manutenção”.  

Segundo Hauschild, a equipe de chão de fábrica é responsável pelas paradas dos equipamentos e, em algumas situações, por intervenções necessárias. “Para o equipamento estar num patamar desses, existe um trabalho feito por muitas mãos, que é sustentado, ainda, por investimentos realizados da forma certa e no momento certo”.  

Entre as preocupações da Piá está a de oferecer ao mercado um mix amplo de produtos, mostrando a versatilidade da marca. Com o nível técnico da empresa, cada linha envasa, aproximadamente, 10 mil litros por hora, com rapidez e eficiência. “Isso aumenta o desafio, pois é necessário fazer “set ups”, ou seja trocas. Mas focamos em excelência nas performances, tendo em vista que o processo é mais complexo, o que se torna um dos nossos diferenciais”, diz o coordenador de Manutenção.    

Essa é a segunda vez que a Piá celebra a conquista da agraciação. No ano passado, uma linha da Cooperativa foi eleita a “Campeã de Eficiência Técnica de 2020”, com 97%. A empresa figurou, ainda, no 4º lugar, com outra linha de envase.   

Fonte: Assessoria de Comunicação da Piá