Ir para o conteúdo principal

Dia do Aprendiz é celebrado pelo cooperativismo

Que o cooperativismo é um modelo de negócio sustentável, justo, que desenvolve social e economicamente as regiões em que atua e traz melhor oportunidade para todos a gente já sabe. Hoje, dia 24 de abril, é celebrado o Dia do Aprendiz. Mas o que isso tem a ver com o cooperativismo? Quem conhece a plataforma Geração Cooperação, desenvolvida pelo Sescoop/RS, já sabe e descobre a cada dia um novo motivo para acreditar que o cooperativismo é um modelo de negócio moderno, inovador e que tem tudo a ver com as novas gerações.

E um deles é que, por acreditar que a participação do jovem no cooperativismo faz toda a diferença, o Sescoop desenvolve, há mais de dez anos, o Programa Aprendiz Cooperativo. A oportunidade de preparar jovens para atuarem especificamente em cooperativas surgiu no ano 2000, quando a Lei nº 10.097 (conhecida como “Lei do Aprendiz”) determinou que estabelecimentos de qualquer natureza e com mais de sete empregados – incluindo as cooperativas – empregassem e matriculassem aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem.

Com o Aprendiz Cooperativo, coops do país inteiro oferecem para jovens, com idades entre 14 e 24 anos, a oportunidade de capacitação e qualificação para inserção no mercado de trabalho. Além disso, em conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Aprendiz Cooperativo contribui para o emprego pleno e trabalho decente para todas e todos.

APRENDIZ COOPERATIVO NO RS

São várias opções de cursos oferecidos no RS: Auxiliar Administrativo, Assistente para Manufatura de Calçados, Eletrotécnica Básica, Processamento de Carnes e Serviços de Supermercado. Atualmente esses cursos atendem 3.048 aprendizes nas modalidades presencial e EAD.

Um dos cursos de maior destaque no RS é o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo que estimula a permanência das novas gerações no campo e visa promover a sucessão familiar profissionalizada. Mais do que uma alternativa de formação profissional, o programa demonstra preocupação com um tema muito importante: a sucessão familiar rural.

Atualmente, 90% dos negócios brasileiros são familiares, o que reforça a necessidade de um planejamento de sucessão familiar para a sobrevivência do negócio. E isso nem sempre é fácil, pois as novas gerações muitas vezes são atraídas por outros ideais profissionais e pessoais. O Aprendiz do Campo, como chamamos, é uma oportunidade diferenciada para esses jovens, com ferramentas modernas de gestão e empreendedorismo cooperativo.

Sua cooperativa participa do Programa? Ficou interessado em saber mais? Clique aqui ou entre em contato pelo e-mail aprendiz@sescooprs.coop.br .