Ir para o conteúdo principal

Creral construirá nova usina solar

Durante uma visita na manhã desta segunda-feira, 26 de abril, o Prefeito João Luiz Vargas e o Vice-Prefeito Fernando Vasconcellos, tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Termoelétrica Sepé Geração de Energia. No local, será construída uma usina solar, pela Cooperativa Creral, de Erechim.

Os representantes do executivo foram acompanhados pelo Gerente Administrativo da Usina, Thomas Trindade Pitelkow; e pelo Gerente de O&M – Operação e Manutenção, João Paulo Ragagnin Pinto.

O novo empreendimento está sendo construído em uma área de 42.000 metros quadrados, que a cooperativa adquiriu da Prefeitura Municipal em novembro de 2020 – terreno ao lado da usina termelétrica, que funciona desde 2018, através da queima da casca do arroz, também construída pela Creral com participação de investidores.

A UFV São Sepé, contará com um investimento de cerca de R$ 12,5 milhões, e terá potência instalada de 3,45 MWp (megawatt pico), ao todo serão instaladas 8.496 placas solares, cada uma com capacidade de geração de 1,15 kWp, e irá operar no sistema de geração distribuída (GD) na modalidade de auto consumo remoto.

Para João Luiz, o desenvolvimento de São Sepé se tornou maior com a presença a empresa de geração de energia termelétrica, “significa, junto com a Cotrisel, a maior arrecadação de ICMS para a definição de índice de retorno para a nossa cidade”, destacou.

O presidente da Creral, João Alderi do Prado explica que essa nova área de investimento já vinha sendo estudada. “Por sermos uma cooperativa temos em nossos valores o compromisso com o bem estar de nossos associados e também a preocupação em preservar os ambientes que estamos inseridos, já atuávamos com PCHs pensando em causar sempre o menor impacto ao meio ambiente, e agora também teremos usinas solares, uma tecnologia que chegou para ficar”.

A entrada em operação da usina está prevista para o começo do segundo semestre deste ano. “Já estamos realizando a montagem da estrutura e instalando as placas solares, a ideia é que a conclusão desta etapa seja feita até o mês de maio, para que então possamos solicitar as autorizações para a realização dos testes e a geração de energia elétrica”, destaca Alderi.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral