Ir para o conteúdo principal

Agricultura de precisão na Cotrirosa padroniza lavouras e aumenta rentabilidade

Entre muitas tecnologias que a Cotrirosa apresenta aos seus produtores, a agricultura de precisão tem como objetivo fazer uma análise precisa do solo, identificando pontos específicos que necessitam de correção de nutrientes e fertilizantes, afim de padronizar a lavoura.

São vários os processos que compreendem a agricultura de precisão. De acordo com o engenheiro agrônomo na Cotrirosa, Taciano Irineu Reginatto, “quando o produtor solicita o serviço junto à Cooperativa o primeiro passo é identificar, através de amostras de solo, as necessidades e carências daquela lavoura”. O solo é encaminhado ao laboratório da CCGL, em Cruz Alta, na qual a Cotrirosa é parceira e, assim que sai o resultado a área técnica da Cooperativa realiza o diagnóstico, identificando os pontos que necessitam de corretivos e fertilizantes.

“As informações são processadas em sistema e com a ajuda de caminhão específico para esse fim, cada ponto mapeado recebe a quantidade necessária de nutrientes para tornar essa lavoura equilibrada e padronizada, podendo assim melhorar a qualidade do solo, diminuir os custos, já que o caminhão aplica o nutriente no ponto exato do solo, além de aumentar o rendimento da lavoura”, explica Taciano.

O serviço, oferecido pela Cotrirosa desde 2007, pode ser agendado junto à área técnica nas diferentes unidades da Cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrirosa