Ir para o conteúdo principal

Cootravipa produz vídeo em homenagem ao Dia do Gari

Na linha de frente do serviço essencial de limpeza da cidade, está o gari, cumprindo o importante papel de agente de saúde pública, primordial missão para a preservação da saúde dos porto-alegrenses.

Desde o início da pandemia, os associados da Cootravipa – Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre – realizam suas tarefas sem se descuidar da própria saúde, por meio de protocolos de segurança sanitária implantados pela cooperativa, na prevenção à Covid-19.

Uma rotina que exigiu adaptação de cada um dos cerca de 2.500 sócios, no cuidado com o bem estar de todos e de seus familiares. Neste sentido, foram realizadas várias ações de conscientização e investimento da Cootravipa – no fornecimento de materiais e EPIs -, visando a saúde dos trabalhadores que estão noite e dia recolhendo lixo, na varrição, capina, roçada de ruas, praças e parques, evitando a proliferação de doenças.

Aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool gel, tapetes sanitizantes e distanciamento, estão entre os materiais e medidas adotados para que todos os sócios desenvolvam o trabalho com a maior segurança sanitária possível.

”Já estou mais acostumado em usar máscara, álcool gel, é importante porque temos o compromisso em deixar a cidade limpa e somos elogiados por isso, nos deixa orgulhosos e eu gosto do que faço, adoro ser gari.”

Alex Mendes – Gari

“Nós estamos aqui para colaborar com a cidade, temos todos os EPIs para colocar a mão no lixo, mas gostaria que lembrasse da gente também para termos prioridade para tomar a vacina.”

Thayni Ferreira Trindade – Gari

“Foi um ano diferente. Todo o cuidado com a gente e com o próximo na prevenção à covid. Sinto orgulho de estar na linha de frente e ter o reconhecimento da população.”

Vanuza Bernabé Martins – Gari

“Estamos orgulhosos do comprometimento de todos no cumprimento das medidas adotadas, pois realizamos monitoramento diário e rigoroso da execução dos protocolos desenvolvidos, através de registro fotográfico georreferenciado de todas as etapas das normas estabelecidas, desde a publicação do primeiro Decreto Municipal sobre as medidas de prevenção. Assim, podemos preservar a saúde dos trabalhadores no serviço essencial, que garante uma cidade limpa e a saúde pública, essencial a todos os porto-alegrenses”, pontua a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula.

Sobre a Cootravipa – A Cootravipa tem cerca de 2.500 associados e, atualmente é responsável pela limpeza urbana, limpeza de praças, capina de vias, coleta seletiva, operação das casas de bombas, limpeza e conservação dos prédios públicos do município de Porto Alegre.

Sobre o Vídeo – A Cootravipa presta uma homenagem a todos os garis com vídeo mostrando todas as etapas do trabalho, com trilha sonora especial:

Saudação ao Gari

Composição: Hique Gomez e Nelson Coelho de Castro

Participação: Samba Delas

Arranjos: Hique Gomez e Simone Rasslan

Fonte: Assessoria de Comunicação Cootravipa