Ir para o conteúdo principal

Escoop divulga bancas de Qualificação do Mestrado Profissional em Cooperativismo

Alunos da primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios – Turma Especial para o Cooperativismo, realizam, nesta semana, a defesa de suas bancas de Qualificação. Com ênfase prática, a turma que iniciou em 2019 foi oferecida a colaboradores e cooperados das sociedades cooperativas gaúchas e é um convênio entre a Unisinos e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), mantida pelo Sescoop/RS e teve duração de 24 meses.

Para o diretor geral da Escoop, Mário De Conto, oferecer um Mestrado Profissional inovador e pensado para atender as necessidades das Cooperativas Gaúchas em tempos de tamanha transformação, sempre foi um anseio da Escoop. “Ao identificarmos a Unisinos como uma instituição parceira para sua oferta, contamos com um ambiente de verdadeira cooperação, em que as duas instituições, através do compartilhamento de experiências, saberes e corpo docente, atuaram unidas para a execução do projeto. Nessa caminhada, o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi decisivo para o sucesso do projeto e para que os seus benefícios pudessem efetivamente alcançar associados e empregados das cooperativas gaúchas. Agora, na reta final dessa primeira turma, fica a nossa satisfação em ver a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e a sua contribuição para o desenvolvimento do Cooperativismo do futuro”, destacou.

O coordenador do Programa Profissional em Gestão e Negócios, Marcelos Jacques Fonseca, comenta sobre os impactos, desafios e oportunidades gerados a partir da dissertação. “São aproximadamente 20 a 30 minutos para apresentar uma síntese consistente de toda a pesquisa e a análise realizadas, com especial ênfase nos impactos potenciais gerados a partir da dissertação. Em um programa de mestrado profissional, a profundidade conceitual e o rigor metodológico caminham lado a lado com a necessidade de contribuição da pesquisa para um determinado contexto ne negócios. Neste caso, as contribuições geradas para as cooperativas envolvidas são de diversas naturezas, envolvendo temas como geração de valor e novos produtos, cooperação entre cooperativas, liderança, sustentabilidade e transformação digital, entre outros. É claro, como ocorre em situações de ‘defesa’ de um trabalho, após as apresentações, professores da Unisinos, da Escoop e avaliadores externos fazem sua apreciação e suas arguições a respeito do trabalho, o que costuma gerar bons debates. Ou seja, o processo de troca e de aprendizagem se mantém até a etapa final”, concluiu.

Para mais informações, acompanhe o Facebook e Instagram da Escoop. Acompanhe abaixo o calendário e link das apresentações.

Sergio Lutz – 7 Princípios do Cooperativismo: Uma proposta de medição da percepção dos associados

Objetivo: Criar um artefato que possa servir de instrumento de verificação através do qual é possível medir a percepção dos associados quanto a aplicação dos sete princípios do cooperativismo na sua cooperativa.

Dia: 17/05, às 13h30. https://bit.ly/2QJNDN8

Josiani Selau dos Santos – Integração entre cooperativas de Crédito singulares e cooperativa central: Uma proposta de framework

Objetivo: Proposição de um framework que apoie e oriente as cooperativas de crédito singulares independentes no processo de integração a um sistema organizado.

Dia: 19/05, às 15h30: https://bit.ly/3gWQ09M

William Neves dos Santos – A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira

Objetivo: Analisar as práticas estratégicas de sustentabilidade de uma cooperativa de crédito que se destaca no cenário brasileiro e propor um framework para o desenvolvimento sustentável das cooperativas.

Dia: 20/05, às 17h30. https://bit.ly/3egWQFE

Plinio Regis Moraes da Cunha – Cooperação para inovar: uma análise qualitativa da interação entre cooperativa de crédito e startups

Objetivo: O objetivo geral do presente trabalho é analisar como as cooperativas de crédito brasileiras e as startups interagem e compartilham conhecimento para gerar inovação, e num contexto didático avaliar os antecedentes, mecanismos e resultados desta conexão.

Dia: 24/05, às 13h30. https://bit.ly/3nXvnf5