Ir para o conteúdo principal

Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas inicia no dia 1º de junho

Com o objetivo de qualificar os agentes das cooperativas do Rio Grande do Sul para exercício da sua função, o Sistema Ocergs e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop iniciam a partir da próxima terça-feira (1/6) o curso de extensão do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas, que reúne 40 participantes de 30 cooperativas do Estado, representando os ramos Agropecuário, Saúde, Crédito e Infraestrutura.

Sobre a capacitação

A capacitação possui 16 horas de carga horária e visa oferecer conhecimento técnico sobre as ferramentas e programas de apoio à cooperativa, oferecidos pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Além disso, o treinamento gera subsídios para que os agentes das cooperativas possam elaborar projetos coerentes com os respectivos diagnósticos das suas coops.

Conheça os módulos

A estrutura do curso está dividida em sete módulos, com aulas virtuais na modalidade síncrona (ao vivo) e assíncrona.

Módulo I – Sistema Cooperativista e Diretrizes (2h)Data: 1/6/2021

Módulo II – Planejamento Estratégico e OKR (2h)Data: 8/6/2021

Módulo III – Programas de Monitoramento (2h)Data: 15/6/2021

Módulo IV – Comunicação Persuasiva (2h)Data: 22/6/2021

Módulo V – Desbravando o GDH (4h) Data da atividade síncrona: 29/6/2021

Módulo V – Desbravando os diagnósticos (4h)Data da atividade síncrona: 29/6/2021

Módulo VI – Métodos Ágeis (2h) Data: 6/7/2021

Módulo VII – Inovação e Ecossistema de Inovação (2h)Data: 13/7/2021

Metodologia

O Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é ofertado na modalidade de educação à distância (EaD), ocorrendo na metodologia síncrona e assíncrona, com a utilização de webconferência na Plataforma Lector.

Após a finalização do curso, será disponibilizado um curso online inteiramente assíncrono com as gravações de aula e materiais para mais 50 acessos pelo período de 90 dias. Os módulos com instrutores internos poderão ser disponibilizado conforme a indicação da organização, sem limite de acesso ou tempo.

Certificação

A certificação será concedida após o fechamento do curso. Para a certificação será observado se o requisito de 75% de frequência em participação nas atividades foram cumpridos em todos os módulos.

Para o curso on-line 100% assíncrono, a certificação será baseada na realização de todas as etapas previstas do curso, tais como vídeos, materiais de leitura e teste.

Investimento e critérios para isenção da inscrição

A capacitação é ofertada de forma gratuita. Para isenção da inscrição no Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é necessário que a cooperativa seja registrada e esteja regular no Sistema Ocergs-Sescoop/RS, bem como faça adesão a um dos programas de Monitoramento.

Como faço para participar do Programa

A primeira turma do curso de extensão do Programa já está com as vagas esgotadas, porém agentes de cooperativas interessados em participarem da capacitação podem enviar e-mail para relacionamento@escoop.edu.br, manifestando interesse.