Ir para o conteúdo principal

Sicredi Pioneira RS fecha parcerias para impulsionar turismo em Gramado

Uma parceria entre a Sicredi Pioneira RS, a prefeitura de Gramado e o Sebrae RS pretende movimentar as comunidades locais e impulsionar o turismo. O acordo prevê a criação do projeto Griffe Gramado Inesquecível e dos Eventos de Gramado.

A ideia é investir em artesãos e empreendedores locais para que eles possam produzir souvenires e outros itens artesanais com uma marca própria da cidade. Além da Griffe Gramado Inesquecível, o projeto inclui marcas de eventos da cidade como o Natal Luz, Páscoa em Gramado, Festival de Cinema e a Festa da Colheita, gerando renda, aguçando a economia criativa e alavancando toda a produção associada ao turismo.

O projeto propõe a comercialização dos produtos com a grife de forma permanente, tanto em lojas físicas quanto virtuais. Inclusive, uma loja da grife deve ser inaugurada no Aeroporto Salgado Filho para reforçar a identidade da marca e valorizar ainda mais o turismo. Futuramente, outros pontos devem receber a grife.

Por meio da iniciativa, será possível desenvolver produtos que valorizem a identidade do município da Região das Hortênsias, além de criar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Inserir esses trabalhadores na cadeia produtiva é muito importante para o município, especialmente num momento de retomada da economia do turismo.

“O nosso olhar principal para apoiar a iniciativa é o impacto social na geração de renda para artesãos e outros artistas de Gramado, que são, essencialmente, mulheres chefes de família. Há um grande impacto na geração de renda para essas mulheres e, por consequência, melhora na qualidade de vida delas e dos filhos delas. É incluir pessoas que têm um talento, um potencial, mas não tinham como transformar esse talento em renda.” explica Solon Stapassola Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira.

O projeto terá a duração de 18 meses e oferecerá à comunidade consultorias, oficinas e cursos. A Sicredi Pioneira realiza investimento direto na iniciativa e fornece todo o conhecimento da cultura de cooperação para fortalecer a atuação integrada e colaborativa.

Fonte: Assessoria Sicredi Pioneira RS