Ir para o conteúdo principal

Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai organiza ações para lembrar o Dia C

Pensar no desenvolvimento da região e no bem estar das pessoas, faz parte dos valores do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, e a proximidade com o Dia do Cooperativismo (Dia C) faz com que as ações envolvendo a comunidade se intensifiquem. Mesmo com a situação da pandemia que vem sendo enfrentada, as cooperativas sabem da importância de manter essas atividades, pois as mesmas tem o objetivo de ajudar aos que mais necessitam.

Todos os anos, no primeiro sábado de julho é comemorado o Dia C, com ações para toda a comunidade, nos anos anteriores eram feitas mateadas, apresentado teatros e disponibilizado espaços para que todos pudessem lembrar juntos a data, porém desde o ano passado, em razão da Covid-19, essa celebração precisou se adaptar e os eventos foram online, através de lives, e as doações tiveram que ser em formato de drive thru. E mesmo com essas novidades, e certas dificuldades, o intuito de ajudar o próximo se manteve, e foram alcançados bons resultados.

Dia C 2021

Para 2021, o Núcleo pretende dobrar a quantia de doações recebidas, e, novamente, ter uma grande participação nas ações, preparando atividades que as pessoas possam cooperar, mesmo de suas casas.

Quem desejar ajudar com doações de alimentos, novamente poderá procurar os postos de coleta, que estarão disponíveis junto as cooperativas durante todo o mês de junho, ou optar pelas ações de doação e cestas de alimentos através de uma plataforma online, e também a doação e valores junto as cooperativas de crédito, nas contas criadas para a campanha. E no Dia C, que em 2021 será no sábado dia 3 de julho, ocorrerá a segunda edição do ‘drive thru’ de doação de alimentos, em diversos pontos da cidade.

O Núcleo está elaborando o projeto do tradicional Simpósio do Cooperativismo, que chega a sua nona edição este ano, e, possivelmente será novamente realizado de forma online, com palestrantes que irão tratar de assuntos relevantes à comunidade.

Além do simpósio e dos postos de arrecadação de doações, as cooperativas também irão realizar uma campanha de doação de sangue, junto com o Banco de Sangue de Erechim.

Vale ressaltar que todas as atividades desenvolvidas nesse período estarão respeitando todos os protocolos de saúde, e serão divulgadas de forma detalhada e individualmente nos próximos dias.

Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai

O núcleo foi criado no ano de 2016, é composto por 38 cooperativas dos ramos de crédito, saúde, serviços, agropecuária, trabalho, consumo e transporte, com o objetivo de fortalecer a intercooperação entre as mesmas e a sociedade como um todo.

Fonte: Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai