Ir para o conteúdo principal

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

A loja Agrocenter Languiru – Máquinas vai contar com espaço totalmente remodelado, amplo e moderno em Teutônia. As obras de construção iniciaram no último mês de fevereiro e o novo ambiente deve ser entregue no mês de agosto. A unidade irá ocupar a estrutura em frente à rodoviária do Bairro Languiru, com mais de 1600m². Anteriormente, o antigo pavilhão social abrigava depósito de insumos, que por sua vez foi transferido para prédio da Cooperativa no Bairro Alesgut e abastece as demais lojas agropecuárias (no local funcionava o setor de manutenção).

Consolidação

As lojas Agrocenter Languiru – Máquinas vivem momento de consolidação como fornecedoras de máquinas e implementos agrícolas nos Vales do Taquari e Rio Pardo e como grande importadora da multinacional alemã Claas no Rio Grande do Sul.

“Apesar da pandemia, o segmento vive situação excepcional, principalmente no que diz respeito às negociações de marcas nacionais. O desempenho em 2021 tem sido três vezes melhor num comparativo ao mesmo período no ano anterior, fruto da estratégia de compra antecipada que considerava o aumento brusco no preço dos equipamentos. Hoje, isso nos possibilita um posicionamento diferenciado no mercado e permite preços justos na venda aos associados e clientes”, avalia o gerente de máquinas e equipamentos, Neodi Elias Tischer, valorizando as parcerias de negócio com fornecedores, a atenção às mudanças de mercado e às necessidades dos produtores rurais.

Infraestrutura

O investimento na adequação do antigo pavilhão social da Cooperativa deve chegar à cerca de R$ 2,2 milhões. O local contará com showroom, principalmente da marca Claas, além da linha de implementos nacionais; espaço multidisciplinar interno para eventos técnicos com clientes, fornecedores e associados; área de exposição coberta; seção de peças, parafusos, rolamentos, acessórios e óleos lubrificantes; estrutura comercial, administrativa e pós-vendas centralizada da rede de lojas para o Vale do Taquari e Rio Pardo.

“A seção de peças e serviços é uma grande inovação, com revisão de equipamentos novos e de máquinas Claas, no layout e padrão mundial da parceira de negócios alemã. Damos atenção especial às tendências tecnológicas do setor agropecuário e à agricultura de precisão, com o objetivo de atender aos anseios de associados e clientes”, acrescenta Tischer.

O espaço ocupado atualmente junto à loja do Bairro Languiru passará por adequação física, abrigando seção ampliada e dedicada ao segmento hidráulico e elétrico.

Histórico

O negócio de máquinas e implementos agrícolas vem recebendo atenção especial da Languiru, levando inovação e tecnologia para associados e clientes. O segmento iniciou com loja específica de Agrocenter Máquinas em 2012 e, hoje, já são três unidades (Teutônia, Venâncio Aires e Lajeado), com tratativas adiantadas para instalação de unidade em São Lourenço do Sul, atendendo estratégia de ampliação da área de atuação da Languiru.

Em 2015 foi dado passo importante com a representação exclusiva para o Rio Grande do Sul da marca Claas, líder em tecnologia de máquinas e implementos. O variado mix de produtos acompanha a evolução do campo e as demandas apresentadas pelo produtor rural, contando com serviço qualificado de pós-venda prestado por técnicos e profissionais especializados.

O setor de máquinas e implementos também contribui para o desempenho econômico da Cooperativa. Em 2020 o segmento registrou crescimento de 41% na venda de equipamentos nacionais; no primeiro quadrimestre de 2021, o crescimento já é de cerca de 160% num comparativo ao mesmo período do ano anterior. A prestação de serviços de assistência técnica pós-venda também apresentou evolução de 44,17% em 2020, indicador que até maio de 2021 já ultrapassava o desempenho de todo exercício anterior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru