Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza 16 devolutivas em maio

Em maio, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a FecoAgro/RS retomaram de forma presencial as devolutivas do Eixo Desempenho, seguindo todos os protocolos sanitários e o modelo de distanciamento controlado. As devolutivas integram o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro e permitem à cooperativa ter acesso a dados concretos para analisar o seu desempenho em relação ao restante do setor ou às cooperativas do mesmo ramo de atividade.

Ao todo, foram realizadas no mês de maio 16 devolutivas, nas seguintes cooperativas agropecuárias: Coopatrigo, Cotrirosa, Coopermil, CCGL, Languiru, Coagrisol, Cotriel, Cotrisoja, Cotribá, Cotrijal, Cotripal, Coasa, Coagril, Cotrijuc, Agropan e Cotrisal.

Para o superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson José Lauermann, que esteve presente em todas as devolutivas, é de suma importância as cooperativas participem do Programa de Autogestão e fornecerem informações atualizadas. “Com informações nós temos análise e com análise nós elaboramos cenários e estabelecemos comparativos através de indicadores de desempenho”, afirma.

Sobre as devolutivas

As devolutivas cumprem uma etapa importante do Programa de Autogestão, que segue os eixos de atuação do Sescoop/RS: Identidade, Desempenho, e Gestão e Governança. Através do Sistema Desempenho, é realizado o acompanhamento mensal dos dados econômicos e financeiros da cooperativa. Esses dados são contextualizados com as condições setoriais e macroeconômicas a que estão sujeitas as cooperativas, de acordo com seus segmentos de atuação, além de realizar o comparativo entre os grupos de cooperativas semelhantes. Desta forma, há maior transparência na instituição e oportunidade de atuação de forma sistêmica para a otimização de resultados.

O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados, contribuindo com o processo de tomada de decisões. Além disso, a entrega das devolutivas identifica oportunidades de melhoria no desenvolvimento humano e organizacional.

Novo Sistema de Desempenho

Você sabia que as cooperativas podem avaliar seu desempenho e fazer um benchmarking no segmento em que opera sem sair do lugar? Isso é possível, sim. Basta acessar o Sistema de Desempenho, uma ferramenta que permite, além de gerar informações econômico-financeiras, dados sociais e ambientais, com acesso a um painel de gestão para analisar resultados e tomar decisões com mais certeza.

Diagnósticos

A ferramenta faz parte de um conjunto de diagnósticos organizacionais: o de Identidade: com foco na legislação específica e integridade dos valores cooperativistas; o de Governança: que faz um raio X da autogestão, direção, estratégia e interesse dos cooperados; e, por fim, o de Gestão: destinado ao aperfeiçoamento das lideranças e dos processos organizacionais.

Juntos, esses três diagnósticos de processos, aliados ao diagnóstico de Desempenho da cooperativa possibilitam identificar o estágio de evolução da gestão da cooperativa no momento da avaliação, proporcionando uma visão aprofundada dos seus processos e dos seus resultados, visando identificar as necessidades e o direcionamento a ser seguido pela cooperativa no aprimoramento de seus processos.

Como usar

Contar com esse valioso apoio é muito fácil. A ferramenta que já está disponível é bem intuitiva. Para começar, acesse aqui e realize seu cadastro. A unidade estadual do Sistema OCB vai validar a solicitação e a própria cooperativa vai poder inscrever outros usuários. Além disso, a coop poderá contar com o apoio da unidade estadual para tirar dúvidas sobre o uso da plataforma e para ter um acompanhamento sistêmico na elaboração de planos de melhoria.

No Rio Grande do Sul, as cooperativas podem tirar suas dúvidas com os analistas técnicos do Sescoop/RS:

Valeska Ilha – valeska-ilha@sescooprs.coop.br  (51) 99457-5884

Cássio Triches – cassio-triches@sescooprs.coop.br – (51) 99457-5636