Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs realiza entrega de 350 marmitas no Dia Internacional do Cooperativismo

O Sistema Ocergs promove nesse sábado, 3 de julho, a entrega de 350 marmitas na comunidade da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. A ação, intitulada “Marmita Coop”, ocorre no Dia Internacional do Cooperativismo, tradicionalmente comemorado no primeiro sábado de julho, e reforça o crescimento do setor no Rio Grande do Sul, que registrou faturamento recorde de R$ 52,1 bilhões em 2020 e gerou cerca de 3.700 novos empregos no Estado.

A iniciativa integra o Dia de Cooperar (Dia C), programa que completa 12 anos no Brasil e ocorre desde 2015 no Rio Grande do Sul, com a participação do Sistema Ocergs e das cooperativas. Aqui no RS foram mais de 1,3 milhão de pessoas beneficiadas nos últimos seis anos. Em 2020, 8.524 voluntários de 339 cooperativas e entidades parceiras se dedicaram em ações que englobaram 205 municípios e beneficiaram mais de 434 mil pessoas no Estado.

Em 2021, o Dia C já envolveu 220 cooperativas até o momento, com 386 iniciativas inscritas e 225 municípios impactados pelos projetos e ações voluntárias. O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Até o momento, o sistema registra 202 ações relacionadas ao ODS 2, que trata da Fome Zero. Além disso, 273 iniciativas estão relacionadas diretamente com o combate à Covid-19.

“Para este ano, umas das grandes metas do Dia C, programa que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, é estimular as cooperativas a realizarem ações de combate à fome no país, que se agravou por conta da pandemia da Covid-19. O Sistema Ocergs está engajado nessa causa, com campanha interna de arrecadação de alimentos durante o ano todo. E nesse próximo sábado, um grupo de colaboradores da instituição, em parceria com o Gabinete da Primeira Dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, vai realizar a entrega de marmitas para pessoas carentes da comunidade da Lomba do Pinheiro, pois o espírito de solidariedade está no DNA do cooperativismo”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

Marmita Coop

A fome atingiu 19 milhões de brasileiros na pandemia em 2020. Eles estão entre as 116,8 milhões de pessoas que conviveram com algum grau de insegurança alimentar no Brasil nos últimos meses do ano, o que corresponde a 55,2% dos domicílios. Os dados integram o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, conduzido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Por isso, em 2021, o Sistema Ocergs está incentivando as cooperativas a realizarem campanhas de arrecadação de alimentos em diversas regiões do Estado. Nesse contexto, o grupo Multiplica, constituído por colaboradores do Sistema Ocergs para pensar em ações sociais, criou a Campanha Marmita Coop. “As cooperativas desenvolvem constantemente ações de responsabilidade social e se envolvem com as comunidades em que atuam. E neste ano, queremos mostrar que as cooperativas enfrentam a crise causada pela Covid-19 com solidariedade, sendo a melhor alternativa de recuperação através da união das pessoas”, defende o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

Números de cooperativismo

O movimento cooperativo engloba 1,2 bilhão de cooperados e 3 milhões de cooperativas no mundo. De acordo com a OCB, o modelo cooperativista reúne 15,5 milhões de cooperados distribuídos em 5,3 mil cooperativas no Brasil. São mais de 427 mil empregos diretos gerados no país, o que reforça o impacto positivo das cooperativas no desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atuam.

No Rio Grande do Sul, são 455 cooperativas que reúnem mais de 3 milhões de associados. O setor emprega 68,3 mil pessoas e gerou em 2020 R$ 2,9 bilhões em sobras apuradas (resultados compartilhados com os associados), o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos.